NOVELA "A TERRA PROMETIDA" - semana de 25 a 29 de julho de 2016
Capitulo 15 - segunda-feira
Ao ver que o espião hebreu fugiu, Tibar (Leonardo Franco) se enfurece. Josué (Sidney Sampaio) recebe pedido de desculpas de Aruna (Thais Melchior). Melquias (Gabriel Gracindo) é levado para a estalagem por Salmon (Rafael Sardão) e Raabe (Miriam Freeland). A aproximação entre Josué e Aruna incomoda Samara (Paloma Bernardi). Quemuel (Raymundo de Souza) é questionado sobre o passado de Aruna por Josué. A mãe de Aruna a abandonou anos atrás, conta o líder da Tribo Efraim. Os hebreus devem ser encontrados, ordena o rei. Melquias é cuidado por Raabe e Salmon. Aruna é provocada por Samara. O bebê de Einat (o nome da atriz não foi divulgado) é amamentado por Sama (Andrea Avancini). Josué e Aruna formam um belo casal, diz Ioná (Day Mesquita). Por levantar informações tão precisas, Otniel (Leonardo Miggiorin) é elogiado por Josué. Ao dançar, Raabe é admirada por Salmon. Sendo solteira, não se entregará a Maquir (Alexandre Slaviero), afirma Livana (Letícia Medina). Melquias assedia Raabe quando ela retorna ao quarto.
Capitulo 16 - terça-feira
De cima de Raabe, Melquias é tirado por Salmon. Melquias ganha sermão do ex-noivo de Jéssica (Maytê Piragibe). Aruna e Samara discutem quando esta implica com a irmã de criação. Aruna leva um tapa de Samara e a situação é vista por Quemuel, que fica indignado. Aruna é obrigada a revidar o golpe pelo pai. Uma agressão não justifica outra, diz Aruna ao se recusar revidar o tapa. Os mapas dos campos de batalha são mostrados a Aruna por Josué durante conversa. Com Tirda (Priscila Uba), Haniel (Paulo César Grande) aceita se casar. Lila (Myrella Victória) tenta ser acalmada por Jéssica. Milah (Elizângela) é agredida por Orias (Walter Breda) após discussão. Para entrar disfarçado de nobre no palácio, Salmon arma um plano. Na estalagem de Farduk (Castinho), o comandante vai se divertir. À prostituta, Salmon pede ajuda. Um guerreiro de Hai é atacado por Salmon quando ele entra em um quarto da estalagem. Uma barba postiça em Melquias é colocada com a ajuda de Raabe. Salmon e Melquias caminham em direção ao palácio, disfarçados de nobres de Hai. Logo atrás segue Raabe. O momento em que dançou para Josué é recordado por Aruna. Até quando Aruna esconderá a paixão por Josué, pergunta Ioná.
Capitulo 17 - quarta-feira
Ana (Tammy Di Calafiori), ex-mulher de Josué, é assunto de conversa de Aruna e Ioná. Com Inês (Brendha Haddad), Samara pega informações sobre Ana. Sobre a situação dos espiões, conversam Josué, Eleazar (Bernardo Velasco) e Calebe (Milhem Cortaz). Aruna defende Elói (Cláudio Gabriel) quando este é chamado de traidor por Gibar (Rodrigo Phavanello). No palácio, entram Salmon e Melquias disfarçados de nobres da cidade de Hai. Ao ver que Orias agrediu Milah, Raabe se revolta. Livana tem beijo roubado por Maquir. Aruna terá um vestido feito especialmente para ela, diz Ioná. O momento em que Aruna cantou é lembrado por Josué. Alguns pertences de Ana são encontrados por Samara quando ela mexe nas coisas do seu amado. Flechas são atiradas próximas aos hebreus por alguns soldados. Kalesi (Juliana Silveira) se aproxima e surpreende Salmon. O novo nobre tem sua beleza elogiada pela rainha. A Kadmo (Marcos Reis), Melquias decide, desesperado, se entregar. Da rainha, Salmon se afasta disfarçar. Muralha (Bruno Palatão) é acertado por Zuma (Iran Gomes). Com um gesto, Muralha tem sua morte autorizada por Marek (Igor Rickli). Salmon consegue fugir depois de ter a perna espetada por Kalesi. O hebreu é imobilizado por Tibar e outros soldados. Aruna é provocada por Gibar. Livana vai ao encontro de Maquir quando ele olha para ela. Melquias vai ser morto, avisa Tibar a Acã (Kadu Moliterno). Pela vida do filho, o vilão da tribo de Judá pede desesperado. Josué precisa ser morto, avisa Tibar a Acã.
Capitulo 18 - quinta-feira
Para que Josué seja morto por Acã, Tibar lhe entrega uma erva venenosa. Um pacto de fidelidade é proposto a Livana por Maquir. Para acompanhá-lo no casamento de Haniel, Acsa (Marisol Ribeiro) é convidada por Otniel, ao tomar coragem. O convite é aceito por Acsa e ela o surpreende. Iru (Guilherme Boury) é alvo de preocupação de Calabe. Acsa diz que vai se divertir às custas de Otniel, diz ela ao conversar com Jessica e Gibar. Sobre os perigos do envolvimento entre pessoas de tribos diferentes, Livana é explicada por Inês. Ao saber que os espiões hebreus foram capturados, Raabe chora. O vestido de Aruna causa incômodo em Samara. Ao ver que foi rejeitada, Neziá (Juliana Kelling) deixa cair uma lágrima. Boã (Tatsu Carvalho) é elogiado por Ruth (Louise Marrie) e Sama repara. Em cima do vestido de Aruna, uma cabra é colocada por Samara. Tibar diz que os espiões hebreus serão mortos queimados e Raabe tenta se conter. Veneno na taça de Josué é colocado por Acã quando o líder discursa. Ao ver que o seu vestido foi destruído pela cabra, Aruna se desespera. A bebida cai quando Otniel esbarra, acidentalmente, no guerreiro. Com Josué, o vilão decide conversar. Pelas ruas de Jericó, fogem Salmon e Melquias. A vida de Melquias é implorada a Josué por Acã.
Capitulo 19 - sexta-feira
Do convite feito por Otniel, Acsa finge gostar. Acsa não deve magoar Otniel, pedem Calebe e Noemi (Nívea Stelmann). Grok (Antônio Gonzalez)é preso na masmorra por Kadmo. Ao reencontrar Nobá (Frederico Volkman), Raabe se emociona. Com dois mendigos, Salmon e Melquias trocam de roupas. Josué é lembrado por Aruna, que suspira. O líder hebreu deve encontrar um novo amor, diz Eleazar. Até a casa de Raabe vão Salmon e Melquias, disfarçados de mendigos. Por ter feito Salmon escolher entre a missão e ela, se arrepende Jéssica. O vestido de Aruna é entregue por Elói ao ir até a tenda de Quemuel. Samara se lamenta com Léia, com ódio. Josué é procurado por Aruna. Ao descobrir que os espiões hebreus são os homens em sua casa, Orias esbraveja. Tibar bate na porta e todos se apavoram. O presente é agradecido por Aruna. A moça é elogiada por Elói. No terraço de sua casa, Salmon e Melquias são escondidos por Raabe. A aproximação de Tibar causa pavor em Salmon e Melquias.