RESUMO DA NOVELA "MALHAÇÃO - VIDAS BRASILEIRAS" - semana de 17 a 21 de dezembro
Rafael (Carmo Dalla Vecchia) avisa que os ferimentos de Vagner (Ruan Aguiar) foram fatais. Ao saber que Vagner morreu, Mel (Maria Rita) reage e deixa Paulo (Felipe Rocha) e Marli (Julia Mendes) sensibilizados. O banheiro da escola é alvo de ataque de vândalos e revolta Marcelo (Bukassa Kabengele). Alex (Daniel Rangel) estimula todos do grupo a ajudarem a iniciativa de Bárbara (Dora Friend) e Leandro (Dhonata Augusto) quando Michael (Petro Vinícius) grava um tributo a Vagner. A Flora (Jeniffer Oliveira), Úrsula (Guilhermina Libanio) conta que não vai mais participar, em Portugal, da disputa de poesia e que abriu mão de Enzo (Bruno Ahmed). Para os testes ficam prontos os alunos. Gabriela (Camila Morgado) planeja algo para o término do ano no colégio.
Soninha (Isabella Camero) revela ter recebido convite para, na Bahia, passar por aulas de dança. Úrsula fica sabendo ter sido presenteada com viagem para Portugal. Úrsula e Enzo têm um encontro. Para Mel, Getúlio (Arlindo Lopes) diz ter necessidade de presentear Brigitte (Marianna Armellini). Na escola, em um evento, Cláudio (Diego Goullart), fora de si, encara os amigos. Todos ficam espantados quando em jogo, Hugo (Leonardo Bittencourt) dá um beijo em Maria Alice (Alice Milagres).
Brigam Alex, Hugo, Dandara (Jeniffer Dias) e Maria Alice. Ao mesmo tempo em que fica cuidando de Mel, Getúlio concorda com outro trabalho. Getúlio conta não ter condição de dar um presente para Mel e ela fica triste. Amanda (Pally Siqueira) e Leandro são encaminhados para o pronto socorro depois de serem prejudicados por Cláudio, que trama contra os amigos. Getúlio rouba uma boneca para dar de presente a Mel. Kavaco (Gabriel Contente) e Cláudio se desentendem. Getúlio é capturado por Tobias.
As informações da saúde de Amanda e Leandro faz todos festejarem. Só, Mel fica esperando Getúlio na casa de Gabriela quando Tobias resolve roubar o imóvel. Mel pena que sua boneca lhe dá proteção quando falta luz na casa. Úrsula avisa a Flora que vai passar a morar em Portugal. A casa de Gabriela é invadida por Tobias. Tito (Tom Karabachian) flagra quando Cláudio incendeia a sala destinada aos professores. Santiago (Giovanni Dopico) controla o incêndio na sala dos professores enquanto Tito encaminha Gabriela ao local. Na sala, Gabriela e os estudantes são presos por Cláudio.
Mel flagra quando Tobias rouba o seu imóvel. Cláudio recebe um choque quando toca nos disjuntores da escola. Getúlio vai ver Mel depois de ser liberado por Antônio (Sérgio Maciel). Por conta do fogo, Brigitte controla a saída da escola. A ausência de Gabriela, Maria Alice, Santiago e Tito é sentida por Flora, Alex e Garoto (Pedro Maya). Getúlio fica empenhado em resgatar Mel. Para tranquilizar Maria Alice e Santiago, Gabriela faz de tudo ao achar a saída.