A carreira de Cristiano Araújo deslanchou quando o artista lançou a canção "Efeitos", de sua autoria, em 2011, mesmo ano de sua participação no quadro "Garagem do Faustão", do "Domingão do Faustão". O músico de 29 anos morreu em acidente de carro na madrugada desta quarta-feira (24), em rodovia de Goiás. O artista já chegou morto ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), na capital daquele estado, Goiânia, segundo informou boletim médico da unidade de saúde.
Allana Moraes, de 19 anos, namorada do sertanejo, também morreu no acidente. Eles estavam juntos há um ano e dois meses. Cristiano, nascido em 24 de janeiro de 1986, deixa dois filhos, Bernardo, de 2 anos e 5 meses, de seu relacionamento com Elisa Leite, e João Gabriel, de 6, do relacionamento com Luana Rodrigues. Pelas redes sociais, vários famosos lamentaram a morte do sertanejo. O primeiro CD e DVD profissionais, "Efeitos Tour", foram lançados em 2011. No ano seguinte, "Ao vivo em Goiânia", e em 2014, o artista gravou o DVD "In The Cities".
"'Efeitos' causou, literalmente, efeitos na minha carreira", contou o músico em entrevista para o programa "É Bem Mato Grosso", de afiliada da TV Globo. Antes da fama, chegou a formar a dupla musical Cristiano & Gabriel, cantou por 16 anos em bares, e foi emancipado pelo pai antes aos 10 anos. "Tenho muitos artistas que me influenciaram no começo da minha carreira, como Zezé Di Camargo &Luciano", acrescentou Cristiano, que deixou entrevista ao "Estrelas", de Angélica, até agora não exibida.
O artista chegou a ser preso por excesso de barulho em festa realizada em sua casa, em 2012. Um ano mais tarde, o músico foi um dos convidados do especial do "Mais Você" em comemoração aos 459 anos da cidade de São Paulo. No ano passado, ele foi eleito embaixador da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, interior de São Paulo. Em janeiro deste ano, participou do Festival de Verão de Salvador. Seu último show foi em Itumbiara (Goiás), no XI Arraiá das Águas.
Cantor se mudou de estado antes do sucesso
Nesse mesmo bate-papo, o artista, que ganhou seu primeiro violão aos 6 anos de idade, recordou que trocou Goiás por Cuiabá por causa da concorrência de muitas duplas sertanejas. "A situação começou a apertar e a gente não tinha lugar para tocar. Sempre vivi de música. Então, um amigo montou uma loja em Cuiabá e me chamou para tocar em algum barzinho de lá. Comecei a fazer vários shows", recordou ele, que compôs a primeira música aos 10 anos.
Apesar da boa fase, a parceria com Gabriel chegou ao fim de uma hora para outra. "Meu parceiro não quis mais seguir a carreira. E eu fiquei sozinho e eu tinha muito medo porque achava que só ia fazer sucesso com dupla. Porque era mais comum e fácil para dividir tarefas. Foi a primeira vez que comecei a cantar sozinho e senti como se estivesse sem roupa", relembrou. Cristiano também contou que chegou a adotar outro nome artístico. "A gente achava que Cristiano Araújo era muito grande. E cheguei a usar o nome Cristiano Contigo", disse.
Ao longo da rápida carreira, o artista gravou músicas como "Maus Bocados", "É Com Ela Que Eu Estou", "Sofrência", "Hoje Eu Tô Terrível", "Será?" e "Fazendo Bará, Beré" (que integrou a trilha sonora da novela "Salve Jorge" e o levou a fazer shows no exterior).