Depois do rei Juan Carlos abdicar o trono da Espanha, após 39 anos, em prol de seu filho no início deste mês, Felipe de Borbón e Letizia Ortiz são coroados como rei e rainha. A cerimônia aconteceu nessa quinta-feira (19) no palácio Zarzuela, em Madri, na Espanha. Na ocasião, o casal estava acompanhado pelas filhas, princesa Leonor, de 8 anos, e a princesa Sofía, de 7 anos de idade.
Na cerimônia, Felipe VI de Borbón, de 46 anos, jurou fidelidade à Constituição em sua proclamação como novo rei da Espanha diante de senadores e deputados reunidos no Congresso em Madri.
Felipe VI prestou uma homenagem ao pai por seu papel na reconciliação do país após a morte do ditador Francisco Franco (1975) e por reconhecer a Espanha em sua pluralidade. O novo rei tem como objetivo reavivar uma monarquia desgastada pela crise econômica e pelos escândalos que abalaram a família real.
O rei de Espanha foi recebido com honras militares e após realizar o juramento diante do Congresso percorreu o centro de Madri ao lado da mulher num automóvel conversível acompanhados por guardas em cavalos brancos enfeitado com flores brancas e bandeiras espanholas.
Helicópteros sobrevoavam a cidade desde o início da manhã e quase 7 mil policiais garantiram a segurança. Um telão no centro da capital exibiu a cerimônia ao vivo.
A nova rainha da Espanha
A estilosa ex-jornalista é casada há dez anos com o monarca, que conheceu durante um jantar na casa de um colega da emissora em que trabalhava como âncora. Os dois namoraram por cerca de dois anos antes de oficializar a união, em 2004. Letizia Ortiz é a primeira rainha na história de Espanha proveniente da classe média.
Antes de se tornar princesa, Letizia foi âncora da TV espanhola e participou de coberturas relevantes como a eleição nos Estados Unidos nos anos 2000 e o ataque de 11 de setembro de 2001. Foi premiada pela Associação de Imprensa de Madri como melhor jornalista com menos de 30 anos. Seu pai e sua avó também eram jornalistas.
Como princesa, Letizia engajou vários projetos a favor infância e a juventude, educação, combate a doenças raras, além do incentivo à pesquisa científica. Agora, a rainha se prepara para assumir os problemas relacionados à crise econômica.
Após a proclamação do Rei Felipe, uma recepção no Palácio Real foi realizada com a presença de cerca de dois mil convidados que representam diversos setores da sociedade espanhola.
Look discreto para a cerimônia
Muito elegante, Letizia Ortiz já demonstrou que pretende incentivar a moda do seu país. O modelo usdo durante a cerimônia de coroação, em Madri, foi assinado pelo estilista espanhol Felipe Varela. A nova rainha usou um vestido em tecido de crepe off white feito sob medida na altura do joelho, blazer de mangas longas e com aplicações na gola com cristais de rubi, ametista, âmbar, rosa e pérola degradé. O escarpim nude é da marca Magrit.
Assim como Kate Middleton, mulher de príncipe William, da Inglaterra, Leticia é conhecida pela sua discrição e elegância, e por apostar em peças de grife muitas vezes combinados com peças de marcas mais acessíveis. As grifes Armani, Hugo Boss e Max Mara estão entre suas preferidas.