Após a abdicação do trono do rei da Espanha Juan Carlos, o príncipe Felipe de Borbón, Príncipe das Astúrias, se prepara para assumir o posto, assim como sua mulher, Letizia Ortiz, uma ex-jornalista que ocupará o lugar da rainha Sofía. A jornalista abandonou a profissão há dez anos para se casar com príncipe Felipe e fazer parte da família real. Letizia era âncora de um telejornal e conheceu o herdeiro durante um jantar na casa de um colega da emissora.
Ortiz já foi eleita a melhor jornalista do país com menos de 30 anos de idade e tinha fama de meticulosa e exigente. De acordo com o jornal espanhol "El Pais", a futura rainha pode ser considerada "hiperativa, expansiva, impaciente, apaixonada, espontânea e teimosa".
Letizia leva uma vida longe dos holofotes e administra sua rotina entre reuniões de trabalho e compromissos mais simples, como levar as filhas Sofía, de 7 anos, e Leonor, de 8 anos, ao colégio, além de ir à cinemas e restaurantes com o marido. Engajadas em vários projetos sociais, voltados para a infância e a juventude, a educação, o combate a doenças raras, além do incentivo à pesquisa científica, a princesa teve destaque após realizar a entrega dos Prêmios Príncipe das Astúrias, ao lado do marido.