O Red Hot Chili Peppers assumiu que fez playback durante a apresentação no Super Bowl na última segunda-feira (3). A banda divulgou uma carta aberta em seu site oficial, o redhotchilipeppers.com, sobre o episódio que foi criticado pelos telespectadores do jogo. Na ocasião, os Chili Peppers se juntaram a Bruno Mars para cantar "Give it Away", sucesso da banda na década de 90.
Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers, explicou aos fãs que os integrantes sabiam que deveriam fazer o playback desde o início. Segundo ele, a produção do evento deixou claro que somente a voz seria ao vivo, já que teriam pouco tempo para montar a banda para tocar. Por isso, o baixo, a guitarra e a guitarra não estavam plugados.
O baixista ainda deixou claro que o Red Hot sempre toca ao vivo em seus shows. Segundo ele, a última vez que fizeram playback foi na década de 80 durante um programa de TV. "Nós fizemos playback uma ou duas vezes em shows para a MTV mas sempre ficou horrível. Nós levamos a nossa música a sério, isso é sagrado para nós, e todos os que já viram um show nosso sabem que nós tocamos com os nossos corações", disse afirmando que a banda está tocando há 31 anos.
O Red Hot fez uma participação no show do cantor Bruno Mars. O cantor puxou "Give it Away" e recebeu a banda no palco. A apresentação não foi considerada surpreendente pelos fãs.