Rafael Cardoso está fora da novela "Amor Perfeito", próxima das seis, na qual interpretaria o vilão Gaspar, e já tem o seu substituto. O ator afirmou que estava cansado de colar um trabalho no outro e dará lugar a Thiago Lacerda, que perdeu o papel de Jesus Cristo para Jorge Florêncio.
A saída do artista da trama de Julio Fischer e Duca Rachid acontece depois dele ter feito fotos de divulgação para a sucessora de "Mar do Sertão" e se encontrado com Camila Queiroz (a sofrida protagonista Marê) e Mariana Ximenes (a vilã Gilda). "Amor Perfeito" é inspirada no livro "Marcelino Pão e Vinho", adaptado para o cinema e desenho animado para a TV.
Clicado aos beijos com uma modelo esta semana, desde 2010 Rafael atua em uma novela. Naquele ano, esteve em "Ti Ti Ti". Depois colou "A Vida da Gente", "Lado a Lado", "Joia Rara", "Império", "Além do Tempo", "Sol Nascente", "O Outro Lado do Paraíso" e "Espelho da Vida", esta exibida entre 2018 e 2019.
Em seguida esteve em "Salve-se Quem Puder", iniciada em janeiro de 2020, interrompida dois meses depois por conta da pandemia de Covid e só retomada em março de 2021. O mais recente papel de Rafael foi em "Cara e Coragem" (2022/2023) como o Rômulo.
Rafael quer descansar a imagem ainda mais após o final do casamento de 15 anos com Mariana Bridi. O ator deseja ainda voltar suas atenções para a saúde, até porque passou por um procedimento cardíaco há um ano e meio. A tudo isso se soma o fato do artista não estar sabendo lidar com o interesse do público a respeito de sua vida pessoal, de acordo com o "Notícias da TV".
A próxima novela das seis já passou por algumas mudanças de elenco. Além de Thiago assumir o papel de Gaspar, e Jorge, o de Cristo, Camila Queiroz ganhou a protagonista antes de Alanis Guillen. Já Diogo Almeida herdou de Elzio Vieira o papel de Orlando.
Paulo Betti, Paulo Gorgulho, Daniel Rangel, Glicério do Rosário, Breno de Filippo, Genézio de Barros, Cristiane Amorim, Zezé Polessa e Analu Prestes estão escalados.