O influenciador fitness Renato Cariani se tornou alvo de uma operação da Polícia Federal, que averigua tráfico de drogas e o desvio de um produto químico usado na produção de crack. A principal investigada é a empresa Anidrol, uma indústria química que tem o fisiculturista como um dos sócios.
Segundo informações divulgadas pela G1, a operação foi iniciada na manhã desta terça-feira (12). A empresa é suspeita de desviar um produto químico, que teria produzido entre 12 e 16 toneladas de crack. 18 mandados de busca e apreensão serão cumpridos ao longo do dia. A Polícia Federal e o Ministério Público pediram a prisão de Renato e mais duas pessoas, mas a Justiça não acatou.
A investigação contra a empresa que tem Renato como sócio teve início ainda no ano passado. Tudo começou quando uma multinacional do ramo farmacêutico foi notificada pela Receita Federal por conta de notas fiscais com pagamentos em dinheiro que não haviam sido declaradas. A firma, então, decidiu acionar a Polícia Federal, alegando que nunca havia comprado o produto e que desconhecia os fornecedores e depositantes.
A Polícia Federal investigou e descobriu que o grupo emitiu notas fraudulentas em nome de três grandes empresas. A ação ocorreu entre 2014 e 2021.
Renato Cariani tem 47 anos e acumula 7,3 milhões de seguidores só no Instagram, onde se apresenta como professor de química e de educação física, atleta profissional e empresário. No YouTube, os números também são astronômicos: mais de 6,3 milhões de inscritos e o canal se aproxima de 1 bilhão de visualizações.
Formado em administração de empresas, Renato é sócio do grupo Supley, fabricante de suplementos que projeta atingir faturamento de R$ 1 bilhão em 2023. O fisiculturista ainda vende cursos em seu site oficial com um portifólio bem variado, que vai de dicas sobre musculação a aulas de inglês e de criação de canal no YouTube
Renato é treinador de personalidades famosas, como MC Daniel e Danilo Gentili. No ano passado, ele realizou uma live com o então presidente Jair Bolsonaro, que já acumula mais de 4 milhões de visualizações no YouTube.