Afinal quem é Aryna Sabalenka? A tenista que está buscando destronar a polonesa Iga Swiatek que é a número 1 do mundo. Depois que ficamos curiosos sobre Bia Haddad que fez um feito histórico para o Brasil no tênis feminino no torneio de Roland Garros deste ano. Agora nossos olhos estão voltados ao Wimbledon.
O torneio de tênis - modalidade que ficou inesquecível na mente dos brasileiros por causa de Guga e da narração de Galvão Bueno - mais velho do mundo que tem a atleta Aryna Sabalenka de volta.
Pois é aqui já começam as curiosidades sobre a atleta, Aryana nasceu em Minsk que fica em Bielorrússia, um país localizado simplesmente entre a Rússia e a Ucrânia. Quem governa o país é Aleksandr Lukashenko, considerado um ditador para muitos e quem tem curiosidade sobre Sabalenka acha que ela é ligada a ideologia do presidente de seu país. No entanto, a atleta busca ficar longe dessa 'treta' desde 2022.
Até porque ela foi duramente punida graças a guerra começada por Vladimir Putin contra Volodymyr Zelensky no começo de 2022. Os organizadores da Wimbledon daquele ano decidiram banir da competição tenistas russos e bielorussos.
Inclusive, por conta disso, Aryna Sabalenka ao fazer uma coletiva de imprensa no último sábado, 1, na Wimblefon deixou claro aos jornalistas:
"Queria dizer que não falarei sobre política. Estou aqui para falar apenas de tênis. Por favor, respeitem isso. Se tiverem alguma pergunta política, podem fazê-la à WTA ou aos organizadores do torneio, eles vão enviar as transcrições das minhas respostas nos torneios anteriores", pediu a tenista que almeja destronar Iga Swiatek.
A sua tarefa será difícil viu para tirar o primeiro lugar da polonesa, Sabalenka terá que chegar a final e vencer.
A nacionalidade de Aryna é bielorrussa, ela tem 25 anos atualmente e 1,82m de altura. Treinada por Anton Dubrov, a tenista é patrocinada pela Nike e é destra. Ela passou a ter destaque no mundo competitivo do tênis em 2017.
Suas principais conquistas recentes são: Vencedora do US Open de 2019, com a belga Elise Mertens em 2021 venceu o torneio Australian Open e 2023 ganhou sozinha. Segundo o site Exame, de 20 competições recentes que Sabalenka chegou às finais, ela ganhou 12.
Onde assistir Aryna Sabalenka? Os jogos da tenista geralmente podem ser vistos na Star+, no canal pago ESPN 2 e no SporTV 3 que é possível acessar para quem é assinante Globoplay.