A nova novela das nove, "Terra e Paixão", estreia em maio substituindo "Travessia" e trazendo Bárbara Reis, Cauã Reymond, Gloria Pires e Tony Ramos nos papéis principais. A história rural de Walcyr Carrasco gira em torno da professora Aline (papel de Bárbara), que fica viúva e é obrigada a enfrentar tudo que atravessa seu caminho para defender a família.
Após o atentado à sua casa, a simples mulher de Samuel (Ítalo Martins) e mãe de João (Matheus Assis) decide lutar por vingança. E, dessa forma, seu caminho cruza com Antônio (personagem de Tony) e sua família, cujos membros são ambiciosos ao extremo. Ele é o maior produtor de Nova Primavera, onde corre a história, e pai dos rivais Caio (Cauã Reymond) e Daniel (Johnny Massaro).
Viúva, Aline enfrenta outro desafio: o de assumir os negócios da família. Nisso, a protagonista passa a ser ajudada pelo primo do seu marido, Jonatas (Paulo Lessa), apaixonado por ela. Ao mesmo tempo, a mãe da mocinha, Jussara (Tatiana Tiburcio), até apoia a filha, porém esconde que por ela Aline retornaria à cidade grande após vender as terras do marido.
É por conta de tais terras que Aline acaba se aproximando tanto de Caio como de Daniel, na novela anteriormente batizada de "Terra Vermelha" e que reúne ainda nomes como Débora Falabella, em papel igualmente importante. Nisso, a mocinha acaba tendo que enfrentar os filhos de Antônio para não ficar sem sua propriedade ao mesmo tempo em que se sente atraída por eles, irmãos da vilã Petra (Debora Ozório).
Em depoimento ao site da novela, Barbara aponta traços antagônicos na personalidade de Aline. "Ela é uma mulher simples, mas nobre em seus ideais. Ela é a força através da ação, uma seta que só vai para frente, não retrocede e não desiste. Vive uma constante sede de justiça e quer transformar o sonho do marido em legado para o seu filho", explica.