O empresário Abilio Diniz morreu neste domingo (18), aos 87 anos. Ele estava internado internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, com um quadro de pneumonite, e veio a óbito por conta de insuficiência respiratória.
Abilio é uma das principais referências do país quando o assunto é rede varejista. Filho mais velho do imigrante Valentim Diniz, ele ingressou no mundo dos negócios ainda na juventude, na década de 1940, ao ajudar a família na rotina de uma doceria, com funções que iam da produção das guloseimas às entregas.
Abilio se graduou em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nos anos 1950, mesma década em que foi fundado o primeiro mercado do grupo que, futuramente, se tornaria o principal império do varejo no Brasil: o Pão de Açúcar. Segundo a Forbes, o empresário era dono de uma fortuna de US$ 4,2 bilhões.
Nos últimos anos, Abilio atuou como vice-presidente do conselho de administração da rede Carrefour no Brasil e foi presidente do conselho de administração da Península Participações. O empresário se aventurou, também, como apresentador de TV. Em 2022, estreou o programa "Olhares Brasileiros" na CNN Brasil.
Em 2022, Abilio viveu um grande baque na vida pessoal com a morte precoce do filho, João Paulo Diniz, vítima de um infarto aos 58 anos. Além dos negócios da família, o herdeiro do empresário ficou conhecido pela participação em outras empresas de sucesso, como por exemplo, o Grupo Fasano, de quem ele foi sócio até a segunda metade dos anos 2000.
O velório de Abilio acontece ainda nesta segunda-feira (19), das 11h às 15h, no Salão Nobre do Estádio do Morumbi, casa do time de coração do empresário, o São Paulo.
A morte de Abilio foi lamentada por muitos famosos nas redes sociais. Luciano Huck definiu o empresário como "um brasileiro preocupado com o Brasil".
"Convivi com o Bilo desde os meus 8 anos de idade, ele me viu crescer e sempre vibrou muito com as minhas conquistas. E eu o vi se transformar. O tempo e o amor fizeram o empresário implacável, com punhos e nervos de aço, se transformar em um homem atencioso, carinhoso, presente, que, mesmo gostando de falar, aprendeu a ouvir. Um homem apaixonado pela vida, pela família, pelos amigos, pelo São Paulo. Vá em paz, meu amado amigo", escreveu o apresentador.
"Triste notícia", escreveu a empresária Flora Gil. "Grande perda", reiterou a atriz Beth Goulart. "Um ser humano gigante. Você deixou seu legado aqui. Agora você estará ao lado do seu filho. Que Deus o tenha, porque tenho certeza que Ele irá te receber de braços abertos!", disse Alexandre Pato. Outras celebridades, como Renata Ceribelli, César Menotti, enviaram sentimentos à família.
A irmã, Lucilia Diniz, também lamentou a perda nas redes sociais. "Abílio foi gigante e, também, um homem de fé. E, como tal, tenho fé de que logo ele estará ao lado de nossos pais e aos abraços com seu filho João Paulo. Esta é a imagem que quero manter dele até o dia que nos encontrarmos novamente. Descanse em paz, irmão querido", disse ela.