O empresário João Paulo Diniz morreu neste domingo (31), aos 58 anos, vítima de um infarto. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da família. O gestor é filho de Abílio Diniz, fundador do Grupo Pão de Açúcar.
João morreu em Paraty, cidade litoral sul do estado do Rio de Janeiro. "O empresário deixa quatro filhos e esposa. A família pede que seu luto seja respeitado neste momento difícil", disse a nota enviada pela assessoria de imprensa da família do empresário.
O corpo de João Paulo Diniz está sendo levado, na manhã desta segunda-feira (01), para São Paulo, onde será velado e enterrado em uma cerimônia restrita a amigos íntimos e familiares. O velório deve ter início às 13h e o enterro está previsto para 17h.
Nascido em São Paulo, João Paulo iniciou a carreira na década de 1980. Enquanto cursava uma faculdade de Administração de Empresas, ele conseguiu um cargo de trainee no Grupo Pão de Açúcar. Em 1991, já formado e após a crise do império, ele foi incumbido da missão de redefinir o portfólio da empresa.
Além dos negócios da família, João Paulo ficou conhecido pela participação em outras empresas de sucesso, como por exemplo, o Grupo Fasano, de quem ele foi sócio até a segunda metade dos anos 2000.
Apesar do gosto pela administração, nada despertava mais o amor de João Paulo que o esporte (+ veja notícias do nosso canal de esportes). Triatleta amador, o empresário, ao longo da carreira, se dedicou a diversos projetos que visavam a transformação social através da vida esportiva.
Nos últimos tempos, João estava dedicado ao projeto "Pacto Pelo Esporte". "É um acordo voluntário entre empresas patrocinadoras do esporte nacional, que define regras e mecanismos nas relações entre investidores e entidades esportivas", diz o site oficial.
Na última publicação nas redes sociais, João comemorou o lançamento da SIGA Latin América, uma aliança global para mobilizar organizações em prol de mais oportunidades e dignidade no setor dos esportes. "Um momento histórico para o esporte!", celebrou.
No âmbito amoroso, a vida de João foi igualmente intensa. Na juventude, o empresário estampava as colunas sociais e revistas de fofoca como um dos solteiros mais cobiçados de São Paulo. Entre os romances públicos, estão namoros com Luana Piovani e Daniela Cicarelli e um affair com Gisele Bündchen (+ relembre casais improváveis do mundo dos famosos).
Nos anos 1990, João Paulo foi casado durante cinco anos com a modelo Paula Mott, com quem teve os dois primeiros filhos. Em 2011, voltou a se casar com Ana Garcia, com quem teve mais dois filhos e permaneceu junto até o dia da morte.
Em 2001, João Paulo foi vítima de um acidente de helicóptero que culminou com a morte da namorada dele na época, Fernanda Voguel (+ relembre acidentes com famosos que chocaram fãs). O veículo tinha como destino final a praia de Maresias, em São Paulo, mas caiu no mar por conta de uma tempestade cerca de 3 km antes do local.
João Paulo e o copiloto sobreviveram depois de nadar por mais de uma hora até a praia com o objetivo de pedir socorro. No entanto, Fernanda e o piloto não conseguiram o mesmo feito e decidiram boiar na superfície à espera do resgate, mas não resistiram. Na época, o Grupo Pão de Açúcar pagou R$ 2,1 milhões à família da modelo por indenização pela fatalidade.