A Globo está reprisando mais uma vez as novelas "Mulheres de Areia" (1993) e "Mulheres Apaixonadas" (2003) em suas tardes. Tanto uma quanto a outra possuem várias curiosidades: a primeira teve sua abertura estrelada por Monica Carvalho modificada faltando poucas horas para a estreia. Já a segunda, provocou uma reação inesperada do público por conta de Téo (Tony Ramos).
Mas você sabe que há alguém que une as duas novelas? Se você não sabe (ou não se lembra), o Purepeople te conta! Já falecido, o ator Serafim Gonzalez é o responsável por unir a trama de Ivani Ribeiro e a história de Manoel Carlos. A gente explica.
Foi o artista quem esculpiu as esculturas de mulheres de areia feitas tanto no original (1973/1974, TV Tupi). Na época do remake, o ator contava com a ajuda do filho, Daniel, para criar as imagens no Rio. Mulher de Serafim, Mara, também chegou a colaborar para a confecção das esculturas.
"Na família, todos lidam com a arte. Meu outro filho não faz esculturas, mas é professor de estética e história a arte. Quando nos casamos, Mara já era artista plástica e acho que os filhos resolveram seguir a carreira de tanto ver a gente trabalhando", explicou Serafim, intérprete do Garnizé, ao "O Globo" de agosto de 1993.
Uma década depois, o ator esteve na novela "Mulheres Apaixonadas" dando vida ao médico Onofre Moretti, proprietário de uma clínica e pai de Cláudio (Erik Marmo, artista cujo filho mais velho acaba de se formar nos EUA).
Em 29 de abril de 2007, aos 72 anos, o ator saiu de cena após mais de meio século de carreira. Nesse tempo, reuniu aproximadamente 20 filmes e mais de três dezenas de novelas, fora incontáveis peças de teatro. Serafim passou mal em casa em Marapé, Santos, e levado às pressas para um hospital, mas não resitiu.
Um ano antes, o ator chegou a ser internado por conta de arritmia e infecção pulmonar. Entre seus trabalhos estão novelas nas extintas Excelsior, Tupi e Manchete, além de Globo, Record, SBT e Band. Serafim atuou nos originais de "A Viagem", "A História de Ester" e "Chiquititas" (da qual também esteve Neusa Maria Faro, recém-falecida), além do remake de "Anjo Mau" entre outras.