O novo apresentador do "BBB22" será anunciado durante a exibição da estreia do "A Fazenda 13", no dia 14 de setembro. A decisão da Globo teria sido feita para enfraquecer a audiência da concorrência e fortalecer o nome de Marcos Mion, um dos mais cotados para assumir o comando do reality show, assim como Tadeu Schmidt, como adiantado em primeira mão pelo Purepeople.
Mion acaba de assumir o "Caldeirão" e está em alta na emissora e nas redes sociais, tendo caído nas graças do público, além de ter bastante experiência com o formato, já que apresentou "A Fazenda" durante anos, ajudando a construir o sucesso e ascensão do reality da Record. De acordo com Carla Bittencourt, do "Metrópoles", nos bastidores, a maior aposta é de fato o novo contratado da Globo e o anúncio terá que ser rápido, com a estratégia de soltar o nome de Mion logo no dia de estreia do reality rural da concorrência.
A informação da coluna é de que, quando o contrato de Mion foi assinado, não havia possibilidade nenhuma de que o apresentador assumisse o "BBB". Isto seria um indicativo de que, talvez, o novo global não esteja tão cotado para o cargo, já que alguns poucos diretores já sabiam da decisão de Tiago Leifert de deixar a Globo.
Além de Marcos Mion e Tadeu Schmidt, alguns nomes têm sido levantados para assumir o maior reality show da emissora, sobretudo pelos fãs. A web indicou Xuxa, Tatá Werneck, Ana Clara Lima, André Marques, Fernanda Gentil e até mesmo Adriane Galisteu, que terá sua estreia histórica à frente do "A Fazenda".
Outro nome levantado foi o de Ivete Sangalo, que demonstrou jogo de cintura apresentando o "The Masked Singer" em sua estreia, e que deveria assumir o "Caldeirão" após a saída de Marcos Mion no final do ano, para iniciar projetos no Multishow.
Ainda que os internautas peçam por nomes cativos, fontes do Purepeople garantiram que a ideia da Globo seria colocar Tadeu Schmidt no lugar de Tiago Leifert justamente para inovar no nome da apresentação do reality show, que tem histórico de jornalistas.
Atualmente, Schmidt está no comando do "Fantástico" ao lado de Poliana Abritta. Assim como Leifert, o faria jornalista migraria para o entretenimento, movimento que tem sido comum na Globo nos últimos anos, podendo ser citados como exemplo Fátima Bernardes e Patrícia Poeta. Outra semelhança entre os dois é a de que ambos tiveram suas raízes no jornalismo esportivo, e inovaram na emissora trazendo quadros e dinâmicas que conquistaram o público.
Tadeu Schmidt criou, no "Fantástico", em que está desde 2013, os "Cavalinhos", o "Detetive Virtual" e o "Tá de Brincadeira?", quadros que divertiram a audiência durante esses anos.