Silvio Santos, fundador do SBT e ícone da TV brasileira, faleceu aos 93 anos neste sábado (17), vítima de uma broncopneumonia, em decorrência de infecção por H1N1. Silvio, um dos homens mais ricos do Brasil, tinha, na verdade, seu nome de registro como 'Senor Abravanel'.
O esposo de Íris Abravanel nunca escondeu a sua verdadeira essência: ele, que era de religião judaica, sagitariano, carioca, filho de imigrantes, nascido em 12 de dezembro de 1930, casado com Íris, com quem chegou a ter uma breve separação, foi registrado com o nome de Senor Abravanel, em homenagem ao seu avô paterno, de nome Dom Isaac Abravanel.
O avô de Silvio era a pessoa responsável pela parte financeira de Espanha e Portugal, durante o século XV (15). Silvio contou, durante uma entrevista, que seu avô Dom, quando chegou ao Brasil, teve o seu nome alterado para 'Senor', já que no território brasileiro não existia o título de "Dom". Isso aqui, inclusive, era visto como sinônimo de frescura:
"Aqui no Brasil não existe Dom. O título que meus antepassados ganharam no ano de 1400 e quantos. O Dom Isaac Abravanel foi um dos que deu dinheiro para que Colombo viesse descobrir a América, então disseram para o meu pai que 'Dom é frescura' e ele colocou Senor, Senor quer dizer 'Dom Abravanel'", disse Silvio. Literalmente, ele tinha O Dom!
Silvio disse nem a própria mãe, Rebeca, conseguia pronunciar 'Senor' - o seu verdadeiro nome -, desde quando era criança, e que acabava chamando o filho de "Silvio". Dessa forma, o nome se popularizou, e o esposo de Íris Abravanel ficou conhecido por todos como "Silvio".
A respeito do sobrenome "Santos", a mudança aconteceu de uma forma um tanto inesperada. O biógrafo Fernando Morgado, grande admirador de Silvio, contou em entrevista ao G1 que o apresentador gostava de participar de programas de calouros na rádio. Como já tinha se inscrito em muitos com o nome "Silvio Abravanel", precisou de alternativas para conseguir driblar as inscrições, e não ser banido novamente:
"[O nome Silvio Santos] nasceu de maneira inusitada. Silvio participava de concursos de calouros na rádio. Ele começou a ganhar muitos desses concursos em série e ficou muito visado. Então, com um nome muito diferente, 'Senor Abravanel', ele era reconhecido e começou a ser banido dos concursos. Aí, veio a ideia de se chamar Silvio Santos".
Além disso, também falou na entrevista que o nome "Santos" veio à cabeça do comunicador porque "os santos ajudam":
"Um dia, ao preencher uma ficha, ele conta que o nome veio da cabeça dele, porque disse que 'os santos ajudam'. O que é curioso, porque Silvio Santos era judeu.", finalizou Morgado.