Em 'Alma Gêmea ', Adelaide (Walderez de Barros) é uma senhora triste por ter perdido Luna (Liliana Castro), a neta mais querida ainda jovem. Ao longo da trama de Walcyr Carrasco, ela sofre com as lembranças e as novidades em torno da história da bailarina, como, por exemplo, a reencarnação por meio de Serena (Priscila Fantin ).
Adelaide também precisa lidar com suas emoções, uma vez que passa por desafios e provações que abalam sua saúde física e emocional. Cristina (Flávia Alessandra ) e Débora (Ana Lucia Torre ) são as responsáveis por deteriorar a vida da senhora. Em um determinado momento, a vilã retruca e grita com a avó, que a aconselha a não levar o casamento com Rafael (Eduardo Moscovis) adiante.
Muitas coisas acontecerão no último capítulo da novela, como a morte de Rafael e Serena, e o fim trágico de Cristina, que será levada pelo diabo, como cumprimento do pacto macabro.
Haverá, na sequência, uma passagem de tempo do início de 1940 para 2006, registrando o fim da trama. A essa altura, Adelaide não aparecerá mais, o que indica, de forma sutil, que a senhora faleceu ao longo do tempo devido à idade avançada. Vale frisar que a Globo optou por não haver necessidade de mostrar os minutos finais da veterana, mas poderia ser diferente para comover o público, como uma despedida da personagem ressaltando seu carinho por Serena, por exemplo.
Adelaide, por sua vez, deixará sua herança para Serena. Já Agnes (Elizabeth Savalla) surgirá de cabelos brancos ao lado de Ciro (Michel Bercovitch), mostrando que ficaram juntos ao longo dos anos.