Nos momentos finais de 'Renascer', algumas novidades aparecerão, diferente da versão de 1993. Neste caso, Mariana (Theresa Fonseca ) confessará a José Inocêncio (Marcos Palmeira) que foi a responsável pela morte de Egídio (Vladimir Brichta ), assim como aconteceu no original, mas a grande surpresa é a participação da mocinha no atentado a Egídio, que, como consequência, culminou na morte de Marçal (Osvaldo Mil).
Mariana conversará com o ex-marido após ele voltar do hospital, em uma cadeira de rodas, após levar cerca de 10 tiros do rival. "Eu tinha ele em minha mira... E no último instante eu hesitei. Se eu pudesse imaginá que ele faria o que fez com Marçal e com você, Inocêncio, eu juro que eu num teria errado aquele tiro", desabafará Mariana.
No roteiro entregue ao elenco, o autor Bruno Luperi descreveu a cena da seguinte forma: "Vemos o restante dos takes que ainda não vimos da trilha do atentado a Egídio. Onde Mariana espia Marçal guardando a arma, pega a arma, se coloca de tocaia, atira em Egídio e, por fim, devolve a arma para o lugar".
A revelação levará o público a lembrar da morte trágica de Marçal, em que Egídio jogou o capanga em uma fornalha, amarrado. "Eu num admiro o que você fez, Mariana... Mas lhe agradeço por tê salvo a vida de João Pedro e, de certa forma, a minha também", agradecerá o coronel, referindo-se ao momento, em que ela chega às margens da cachoeira para afugentar Egídio usando a fantasia do Bumba.
"Você me salvô quando entrô em minha vida... Eu num podia dêxa de sê grata por isso. Só sei que num quero mais conta com guerra nem com vingança. Quero esquecê a vida que tive... E começá a pensá na vida que quero tê", finalizará Mariana.
No capítulo desta quarta-feira, 04, Mariana usará seu poder de sedução para atrair o vilão até o galpão onde ele matou Marçal, e usará técnicas de crueldade. Ao lado de Damião (Xamã ), o corpo será içado e encontrado como se tivesse se enforcado.