Domingos Montagner (1962-2016) faz uma participação especial no filme "Bingo - O Rei das Manhãs", com lançamento previsto para esta quinta-feira (24). No longa inspirado na vida de Arlindo Barreto, um dos intérpretes do Bozo, sucesso na TV nos anos 1980, o ator interpreta um palhaço, que ensina palhaçadas para o protagonista vivido por Vladimir Brichta. Montagner morreu afogado aos 54 anos em intervalo das gravações da novela "Velho Chico", em 15 de setembro passado.
Em cenas do longa dirigido por Daniel Rezende, Montagner aconselha: "Palhaço não obedece. Se mandarem você abaixar, você levanta. Se mandarem você se curvar, chuta a bunda dele". E o professor de Bingo, cuja pré-estreia de filme reuniu casais de famosos, explica as vantagens de ter a cara pintada. "O palhaço é um subversivo. O bobo da corte, por exemplo, que é o tataravô do palhaço, era o único que podia xingar o rei de gordo, a rainha de nariguda. Se o general fizesse isso era enforcado na hora", acrescenta para o seu pupilo. "Bingo" mostra como Arlindo se envolvia, fora da TV, com drogas e mulheres e traz no elenco Ana Lúcia Torre, Leandra Leal e Pedro Bial, entre outros.
O filme sobre a vida de Arlindo conta também com Emanuelle Araújo, intérprete da Gretchen, ex-namorada do ator, hoje com 64 anos e pastor da igreja Batista. "Interpretar uma potência, foi maravilhoso, uma experiência desafiadora. Ela foi uma explosão no mercado e respeito muito sua história. Vi muitas imagens dela nos anos 1980 (...). Quem topa fazer uma personagem como ela tem que tirar o pudor do vocabulário", disse a atriz.
Como Montagner morreu vítima de acidente de trabalho, sua viúva, Luciana Lima, e filhos, Leo, Dante e Antonio, vão receber até 2020 da Rede Globo R$ 4 milhões em parcelas mensais que podem chegar a R$ 100 mil. Em entrevista, ela contou ter a ajuda dos filhos para superar a morte do marido. "É o imediatismo deles que me sustenta. Estamos aprendendo a viver nessa configuração de família", afirmou.
(Por Guilherme Guidorizzi)