O uso do protetor solar é essencial em todas as estações do ano independente do tipo de pele, mas algumas composições podem atenuar características desagradáveis como a oleosidade. Além de manter tratamentos específicos para acabar com ela, quem tem a pele oleosa também precisa se atentar aos cosméticos utilizados e o filtro contra os raios solares é um deles. Em entrevista para o Purepeople, a farmacêutica com especialização em Cosmetologia, Corina Cunha, esclarece qual é a melhor opção para não prejudicar o maior órgão do corpo humano e aprova a utilização do produto com pigmento.
As peles oleosas precisam de um cuidado especial assim como as que têm sardas e devem saber quais os melhores produtos para não agravar a característica. "A base do filtro precisa ser mais seca", revela a especialista ao aprofundar o assunto: "Existe uma diferença entre os filtros químicos e físicos." Apesar não mostrarem muitas distinções que podem ser vistas, os dois estilos protegem a pele de maneiras distintas. "Os físicos refletem a radiação e os químicos absorvem a radiação e acabam sendo mais oleosos", explica Corina ao acrescentar: "Então, quem tem pele oleosa deve evitar esses produtos para não danificar a pele. Além disso, quando o FPS é alto, ele tem maior concentração de componentes oleosos, então também devem ser evitados. A dica é reduzir o FPS e aplicar mais vezes."
O fator de proteção solar nos cosméticos voltados para maquiagem ainda não convenceu alguns dermatologistas, já que a maioria dos itens não defendem o órgão do UVA, focando apenas no UVB. O mesmo já não pode ser dito sobre os bloqueadores que são feitos com pigmento, que apresentam um desempenho melhor ou igual assim como os hidratantes feitos com cor. "No caso de proteção solar com pigmento, ela é até mais eficiente do que só o filtro solar, porque essa composição aumenta a proteção", aponta a profissional ao exemplificar: "Na prática, quando a gente manda o filtro com pigmento para o teste para o sistema calcular o fator de proteção, em cem por cento das vezes a proteção dele é maior do que a esperada."
(Com apuração de Carol Borges e texto por Fernanda Casagrande)