BB Cream, base ou hidratante com cor? Se esse tipo de dúvida costuma ser uma constante a cada vez que você se maquia, o Purepeople te ajuda a desvendar mais um mistério do universo da beleza. Para saber qual produto é ideal carregar no seu nécessaire, o maquiador Ricardo Moreno e a dermatologista Karla Assed detalham as características dos cosméticos, como descreve a médica sobre a utilização do hidratante como maquiagem: "A cor associada ao produto é somente para ação cosmético."
A grande diferença entre o BB Cream e a base está em como o revestimento e a durabilidade de cada um funcionam na pele. "A base geralmente tem melhor cobertura, já que foi desenvolvida justamente para cobrir imperfeições. Então, é mais indicada para festas e eventos, pois a durabilidade também é maior. É mais indicada para compromissos noturnos, um jantar, uma festa", explica o maquiador da Esmell Leblon. Listamos aqui 10 bases anti-idade com nutrientes e vitaminas para deixar a pele bem tratada ao longo do uso.
O benefício do BB Cream é exatamente o efeito natural deixado devido a cobertura e suas inúmeras funções: "Ele funciona como base, hidratante e a maioria tem Fator de Proteção Solar (FPS), o que facilita muito no dia a dia, se tornando bem prático e funcional", esclarece Ricardo Moreno.
O efeito hidratado já é tendência na make, mas será que ele atua como os outros hidratantes? A dermatologista acredita que sim: "O hidrata é o ativo do hidratante como ureia, lactati de amônio e semente de uva." Será que o produto tem características iguais a de um cosmético próprio para cobrir a pele? Apesar de ter uma certa cobertura, ele não pode ser considerado uma maquiagem. "Só são pigmentos", esclarece Karla.
Para Ricardo, o produto não substitui o BB Cream ou a base, mas pode ser utilizado de outra maneira. "A durabilidade e a cobertura não são altas, mas funciona para peles secas ou até mesmo antes da aplicação da base, para hidratar a cútis", sugere Ricardo. "Dentre os três produtos, é o menos usado ainda. Algumas pessoas usam hidratantes pigmentados para maquiar imperfeições do corpo, como pernas, colo e braços, mas pode ser usado no rosto também."
Além de não ser indicado para quem tem pele oleosa, o cosmético também não deve ser aplicado em certas pessoas, como a médica alerta: "Isso é raro, mas, se o paciente tiver alergia a algum pigmento, pode causar reações alérgicas à pele."