Rita Lee morreu aos 75 anos nesta segunda-feira (8) para lamento da família, amigos e fãs, e deixou um legado não só na música popular brasileira ao longo de seis décadas de carreira como também na moda. Cantora, compositora, atriz, ativista, apresentadora, radialista, ativista, "rainha do rock brasileiro"... e dona de curiosidades surpreendentes.
A artista foi diagnosticada com um câncer de pulmão em 2021 e no ano seguinte revelou ter ficado curada. Em fevereiro deste ano, Rita Lee retornou ao hospital. Já em abril, ganhou o que seria a última homenagem na TV em vida, no programa "Altas Horas".
Para exaltar a vida e obra de Rita Lee Jhones, mãe de três filhos com Roberto de Carvalho, seu parceiro de vida e carreira, o Purepeople reuniu algumas dessas curiosidades da compositora de clássicos como "Lança Perfume", "Ovelha Negra", "Doce Vampiro", "Erva Venenosa", "Agora Só Falta Você", "Amor e Sexo", "Caso Sério", "Baila Comigo", "Pagu", "Nem Luxo, Nem Lixo"...
1 - Rita Lee em 2008 ocupava a 15ª colocação entre as 100 maiores artistas da música brasileira em lista divulgada pela revista "Rolling Stone".
2 - A mesma revista elegeu o disco "Fruto Proibido" - no qual fez parceria com Paulo Coelho - como o 16º melhor da história considerando só os álbuns brasileiros.
3 - Através de suas músicas, Rita defendeu diversas causas, principalmente em relação às mulheres frente à sociedade de cunho machista e dominada por homens. Paralelamente, voltou sua atenção para causas ambientais e de defesa dos animais.
4 - Nascida no último dia de 1957 em São Paulo era filha de um americano com uma brasileira.
5 - Rita chegou a ser universitária de Comunicação Social, na USP, porém não passou do primeiro semestre e desistiu da carreira para focar na música. Quando criança, a cantora cogitou se formar em Veterinária ou em Artes Cênicas.
6 - Antes de ingressar na carreira solo, integrou diversos grupos: Tulio's Trio e Teenage Singers, este rebatizado depois para Six Sided Rockers, Os Seis, Os Bruxos, O Império dos Mutantes e, por fim, Os Mutantes.
7 - Em uma de suas autobiografias, Rita disse ter sido expulsa de Os Mutantes por Arnaldo Baptista.
8 - Rita e Arnaldo engataram namoro em 1968 e chegaram a se casar. A certidão acabaria rasgada no programa de TV de Hebe Camargo.
9 - Aliás, foi de Rita Lee o primeiro "selinho" de Hebe Camargo em seus programas, em 1997, no SBT. Na ocasião, a roqueira roubou o beijinho da apresentadora.
10 - Rita participou de um festival de música nos anos 1960 ao lado de Gilberto Gil e Caetano Veloso.
11 - Rita fez participações em várias novelas e filmes, seja vivendo a si mesma ou interpretando personagens. Na lista, "Top Model", "Vamp" e "Celebridade". Além disso, esteve em "Sai de Baixo" como uma prima de Caco Antibes (Miguel Falabella).
12 - Na época da Ditadura, algumas de suas de mais de 300 músicas foram censuradas.
13 - Enquanto estava grávida, chegou a ser presa pela polícia por porte de drogas.
14 - Rita era fluente em várias línguas estrangeiras: inglês, francês, italiano e espanhol.
15 - O jornal "Daily Mirror" afirmou que Rita era em 1988 a cantora favorita do Rei Charles III por causa de "Lança Perfume".
16 - Rita Lee esteve na primeira edição do Rock In Rio, em 1985.
17 - Sua voz foi ouvida em temas de aberturas de nove novelas como "O Pulo do Gato", "Chega Mais", "Final Feliz", "Sassaricando", "Lua Cheia de Amor", "A Próxima Vítima", "Zazá", "Tititi" e "Espelho da Vida", além dos programas "Charme" e "TV Mulher". É ainda recordista de músicas em trilhas sonoras de novelas.
18 - Além de duas autobiografias, Rita lançou livros para o público infantil.
19 - Em 1993, Rita Lee fez a abertura dos shows dos Rolling Stones no Brasil.
20 - O último show foi em Sergipe, no Festival de Verão, em 2012. Nele, Rita chegou a parar a apresentação ao ver policiais supostamente revistando parte dos presentes, que estavam fumando maconha.