Eliana ganhou um especial no "Programa Silvio Santos" como homenagem em sua despedida do SBT, que acontecerá ainda no final deste mês. A gravação, ocorrida nesta terça-feira (11), contou com um momento marcante. Segundo fontes da colunista Fábia Oliveira, do portal Metrópoles, Patrícia Abravanel teria se desculpado com a apresentadora.
"Em nome de toda família Abravanel, eu peço perdão pra você, Eliana", teria dito Patrícia. Eliana foi às lágrimas com o pedido de desculpas e chegou a confessar que ficou chateada em algum momento. No entanto, a cena não deve ir ao ar. Ainda segundo fontes da colunista, a filha de Silvio Santos teria pedido ao diretor que esses momentos não fossem exibidos.
Mas, afinal, o que aconteceu nos últimos meses entre Eliana e a família Abravanel - e que podem ter culminado na saída da apresentadora do SBT?
Segundo Fábia, Eliana e Patrícia viviam uma guerra dentro da emissora. A apresentadora já sabia que só permanecia no SBT por insistência de Silvio, que, apesar de fora do ar, ainda exerce bastante poder nos bastidores. Ciente de que poderia ser retirada quando o "dono do baú" não estivesse mais no comando, a estrela decidiu se adiantar e não renovou o contrato.
A publicação indica que a guerra entre Eliana e Patrícia começou com uma espécie de despeito por parte da filha de Silvio. Ela queria emplacar um programa com o próprio nome, mas não conseguiu e assumiu a atração com o nome do pai. A colega, em contrapartida, tem um programa homônimo de muito sucesso, que, além de ser uma das poucas atrações do SBT que ainda mantém a vice-liderança, também é um baita êxito comercial.
A coisa parece ter desandado de vez depois de uma ordem que teria vindo da própria Patrícia. Segundo Fábia, ela exigiu que o setor comercial vendesse as cotas de patrocínio dizendo que a atração era "programa de domingo do SBT apresentado por Eliana", sem dar destaque ao fato de que o nome de Eliana é quem dá alcunha ao dominical.
Ainda de acordo com a publicação, Eliana não gostou da ordem e exigiu que as cotas não fossem vendidas assim, afinal, ela também quer fidelizar as marcas através de seu nome.
Vale lembrar que o próprio Silvio ironizou o interesse da filha no estrelato de Eliana. "Olha, se a Eliana sair do SBT, a Patrícia vai dar uma festa lá na casa dela. Já tem até 100 convidados", disse o veterano, em 2022, em uma rara entrevista ao jornalista Roger Turchetti.
Patrícia não foi a única herdeira de Silvio cujo comportamento chateou Eliana nos últimos meses. Segundo informações do jornal Extra, a apresentadora estava insatisfeita com o jeito que era tratada por Daniela Beyruti, nova presidente do SBT e filha "03".
O programa da loira não teve nenhum investimento entre 2022 e 2024. O pedido da apresentadora por um cenário novo foi esnobado e nem mesmo as viagens internacionais que ela fazia para produzir matérias saíam do bolso do SBT. Era tudo custeado em parceria com marcas que fazem "publi" com a estrela nas redes sociais.
Ainda segundo o Extra, a equipe de Eliana também andava chateada. Eles viam que, em outras emissoras, profissionais na mesma função ganhavam mais, mesmo sem render os ótimos números do dominical. "E ela sabia que o programa tinha dinheiro, porque era muito merchan. Eliana sabia o que entrava, mas via que estava sendo sucateada ali", diz um produtor, ouvido pelo veículo.
De acordo com o veículo, Eliana e Daniela só estiveram juntas uma única vez desde que a nova presidente assumiu o posto. Isso teria acontecido após a gigantesca repercussão da participação com Xuxa e Angélica no "Criança Esperança".
Preocupada com a atenção que a maior estrela da casa recebeu na concorrência, Daniela visitou o camarim de Eliana para dizer que o que ela precisasse, era só chamar a presidente do canal.
Por fim, o veículo ainda aponta que Daniela não fez uma contraproposta para manter Eliana no canal, apesar de ter sido pega de surpresa pelo pedido. A apresentadora tinha um contrato sem prazo definido, que permitia que ambas as partes pudessem romper o vínculo sem multas.