Para começar, peças estampadas com bolinhas são facílimas de serem encontradas em lojas de todos os preços. Além disso, elas têm um ar romântico e bem feminino, como mostrou Isis Valverde em evento em São Paulo. A estampa também é uma das favoritas de Kate Middleton, e já apareceu em diversos looks da duquesa. Para deixa-las mais modernas, vale apostar num mix de estampas, com prints mais ousadas ou com outros clássicos. Por exemplo, as peças em bolinhas costumam combinar com outros itens em xadrez ou listrados, como foi visto no desfile da Moschino por exemplo. Mas se o caso for ousar mais, vale apostar na combinação poás + floral ou qualquer outra estampa que crie um contraste.
As chances de acertar no mix de estampas aumentam quando duas peças com padronagens diferentes seguem a mesma cartela de cores. Mas isso não é uma regra. Se a vontade for de ousadia, a aposta em um "choque total" de estampas também é super válida! O mix mais fashion do momento, no entanto, é entre duas (ou mais) padronagens de.... bolinhas! O truque tem a cara das francesas e fica, ao mesmo tempo, elegante e muito divertido.
Quem não gosta de colocar duas estampas no mesmo look pode mudar de estratégia e apostar em outras formas de deixar a produção interessante. O mix de texturas, por exemplo, está em alta e faz o visual ter mais camadas. Um vestido de verão (o hit de agora é o vestido-envelope) pode ganhar ares invernais ao ser combinado com uma malha de lã ou com um casaco felpudo. Já uma camisa em tecido fluido fica linda com jeans e acessórios em tons contrastantes.
A trend que faz sucesso desde o início do século passado (e esteve presente na primeira coleção de New Look), às vezes ressurge com bastante força nos looks propostos nas passarelas. Mais recentemente, as bolinhas foram vistas nos shows da Rodarte (como o de Millie Bobby Brown), Miu Miu, Dolce & Gabbana, Carolina Herrera e de duas das grifes mais expoentes desse momento fashion: Jacquemus e Balenciaga (sob o comando de Demna Gvasalia).
(por Deborah Couto)