Vontade de mudar a decoração da casa, mas não sabe por onde começar? Invista nas plantas! Além de trazer um pouco de natureza para seu cantinho, esse também é um jeito bem fácil de renovar o visual sem precisar de reforma. No entanto, alguns cuidados são fundamentais na hora de escolher as espécies. Quem te ajuda é a arquiteta Júlia Guadix, com dicas para decorar com plantas sem erros. Confira!
Ter plantas em casa traz conforto, frescor e ainda ajuda a melhorar a qualidade do ar. Além disso, você pode decorar diferentes ambientes com plantas. "Dependendo do estilo do ambiente, se é mais minimalista ou mais carregado, podemos pensar em plantas com folhagens mais discretas ou com mais 'informações' de flores e folhas", afirma a arquiteta. De acordo com Júlia, cozinhas, varandas e áreas de serviço são perfeitos para ter uma hortinha. "Nos banheiros, por sua vez, arranjos em vidro ou cerâmica decoram e deixam o ambiente mais agradável", exemplifica. Uma dica legal é colocar ramos secos de eucalipto perto do chuveiro, para um banho revigorante e aromático.
Vale reforçar que não basta decorar o ambiente com plantas. É preciso saber as necessidades de cada espécie para cuidar direitinho delas. "O primeiro cuidado é atentar-se ao clima da cidade e insolação do ambiente em que vai ficar a planta, bem como a necessidade de água", explica a profissional. Em espaços com entrada indireta do sol, o ideal é escolher espécies adaptadas à sombra e meia-sombra, como samambaias, marantas e ripsális. Suculentas e cactos também são de fácil manutenção e são boas opções para a decoração.
Gatos, cachorros e crianças são curiosos e, por isso, tem que ter uma atenção especial ao escolher suas plantas. É que algumas espécies são venenosas para os bichinhos e para os pequenos, como comigo-ninguém-pode, costela de Adão, jiboia, espada de São Jorge, azaleia e copo de leite, entre outras. "É necessário deixar essas plantas fora do alcance ou até mesmo evitar de adquiri-las", alerta Júlia. E mais: em ambientes muito pequenos, nada de flores com cheiro forte, pois podem causar alergias.
O jardim vertical é uma boa alternativa para quem quer mais natureza dentro de casa. Entre as vantagens, ele se adapta tanto em cômodos pequenos quanto nos maiores e você pode escolher montar o seu com plantas artificiais, preservadas (folhas naturais que foram desidratadas e tratadas, não precisando de rega) ou naturais. Nos dois primeiros casos, o único trabalho é tirar o pó acumulado. Já no caso de jardins verticais com plantas naturais, o custo é mais baixo, mas requer uma manutenção mais frequente. "Um jardim bem planejado e montado com plantas verdadeiras melhora nossa qualidade de vida, mudando completamente a energia", finaliza a arquiteta.
(Por Marina Couto)