Decorar uma casa é uma delícia, mas nem sempre é fácil deixar os ambientes com a nossa cara quando se tem um monte de tendências de decoração para se inspirar. Pensando nisso, o Purepeople reuniu 6 estilos diferentes para você descobrir o que mais combina com a sua vibe, além de dicas sobre materiais, design e cores que irão facilitar a sua escolha na hora de decorar o seu cantinho. Confira!
Um das características marcantes do estilo contemporâneo na decoração é o visual bem clean, traduzido por móveis de linhas retas e uma paleta de cores claras e neutras na base. Com isso, os tons mais fortes são inseridos de forma pontual, em almofadas, mantas e quadros. Vale estampas? Sim, de preferência geométricas e sem exageros. Além disso, materiais como madeira, mármore, vidro e itens metálicos também estão presentes nesse estilo decorativo, que valoriza uma circulação mais fluida, funcional e bem elegante.
Na década de 60, a população americana crescia com muita rapidez e a solução foi recorrer a antigas fábricas e galpões desocupados para transformá-los em casa. Esse novo jeito de morar, com espaço abertos, tubulações e tijolos aparentes, se tornou uma tendência tão forte que conquista adeptos até hoje. Para incorporar o estilo industrial, aposte em paredes com efeito de cimento queimado e misture elementos como madeira e ferro envelhecido. Na decoração, peças vintage, como máquina de escrever câmeras analógicas, entram em cena, assim como quadros abstratos, itens geométricos ou em cobre.
O estilo minimalista, que inspirou inclusive a moda, faz referência aos movimentos artísticos que aconteceram ao longo do século XX e que se expressavam por meio de poucos elementos. Na decoração, essa estética é percebida na predominância de tons de branco e muito claros e pouquíssimos itens decorativos. Além da estética, a escolha pelo estilo está muito ligado a um propósito de vida mais simples, em todos os aspectos.
Diferente do estilo vintage, em que há um resgate de peças originais da época, o estilo retrô faz uma mistura entre os tempos. É que essa tendência é pautada na utilização de móveis e objetos modernos que contam com um design que remete ao passado. Entre eles, o sofá com pé palito, estampas grandes e coloridas em papéis de parede e eletrodomésticos com bordas arredondadas são os preferidos de quem aprecia a decoração. A paleta também de cores também é muito marcante, com muito vermelho, laranja e amarelo - além do azul-claro, muito lembrado por ter sido muito destacado em carros da época, como a Kombi e o Fusca.
O nome já dá uma pista: esse estilo surgiu no norte da Europa, na península Escandinava, formada por Suécia, Noruega, Islândia, Dinamarca e Finlândia. Entre as principais características, essa tendência é bem parecida o minimalismo, pois valoriza a simplicidade e a funcionalidade dos elementos. Vale ressaltar que o estilo escandinavo explora a luminosidade dos ambientes com cores bem claras, como branco, cinza e bege. Para deixar os espaços mais aconchegantes, vale usar madeira e estofados com texturas.
Para quem quer um pouco de natureza dentro de casa, o estilo rústico é a melhor pedida. É um tendência que explora as texturas e imperfeições dos elementos naturais, como pedras, vime, madeira, cerâmica, linho, palha e couro. Peças com aparência mais vivida dão todo um charme, como móveis de madeira, metais com efeito oxidado e louças vintage. Na paleta de cores, o marrom da madeira em harmonia com tons claros garantem leveza e frescor. E não se esqueça de compor os ambientes com plantas e flores!
(Marina Couto)