Terapias alternativas são ótimas aliadas para o corpo e para a mente. Entre as mais eficazes, a aromaterapia ajuda no combate da ansiedade, depressão, insônia, compulsão alimentar, entre outras doenças cada vez mais presentes. E ela pode ser usada na sua casa! Com os aromas certos, é possível deixar seu cantinho mais aconchegante e bem mais zen. Confira as dicas da terapeuta floral e aromaterapeuta Márcia Rissato para escolher o cheiro ideal para cada ambiente.
A casa é o local onde vivemos, comemos e descansamos e, por isso, ela precisa ser aconchegante. Além disso, muitas pessoas também fazem home office e, em tempos de quarentena e isolamento social, estão cada vez mais dentro de casa. Por isso, a aromaterapia pode ajudar a aliviar as tensões. "É preciso lembrar de respirar! As pessoas se esquecem disso. O principal motivo do aparecimento de doenças é a falta de respiração", ressalta Márcia. De acordo com a profissional, os aromas cítricos são os mais indicados para momentos difíceis. "Eles trazem disposição e energia para seguir".
Se você trabalha em casa e está precisando de uma forcinha extra para ser mais produtiva, a aromaterapia é muito indicada. "Os aromas cítricos vão garantir que a mente trabalhe melhor e com foco. São eles: laranja doce, grapefruit, bergamota e capim-limão", sugere Márcia. Já para quem está muito agitada e fazendo tudo ao mesmo tempo e agora, a terapeuta sugere a lavanda, que acalma e traz equilíbrio para a mente.
Morando sozinha ou com mais gente, a sala e a cozinha são os cômodos mais frequentados da casa. Na sala, onde as famílias passam a maior parte do tempo juntas, é preciso dar atenção e um cheiro especial! "Investir na mistura de óleo essencial de laranja doce e floral de Bach rescue é a dica para a sensação de entrosamento, união e alegria". Já na cozinha, Márcia indica uma combinação de aroma de baunilha com óleo essencial de laranja, que proporciona sensação de acolhimento e aconchego no momento das refeições.
Se a sala e a cozinha estão sempre movimentados, alguns ambientes pedem conforto e sossego, como quarto e banheiro. A dica da terapeuta para deixar o banho mais relaxante e prazeroso é misturar duas gotas de óleo essencial de lavanda e três gotas de óleo essencial de capim-limão em um difusor. E para dormir bem? "O ideal é apostar na mistura de florais de Bach original white chestnut com o óleo essencial de lavanda, cedro ou sândalo no travesseiro", finaliza Márcia.
(Marina Couto)