As famílias olfativas dos perfumes servem para identificar com mais facilidade cada aroma, reunindo-os em grupos específicos aqueles que são compostos por notas parecidas. Ter esse conhecimento pode facilitar bastante na hora de comprar sua próxima fragrância, seja no momento de escolher qual vai experimentar, levando em consideração os seus cheiros favoritos, ou até mesmo se quiser optar por adquirir um produto online. Nesta matéria, reunimos todas as famílias olfativas para você não ficar com nenhuma dúvida sobre isso.
Existem muitos tipos de famílias olfativas, mas no geral, elas se dividem em oito categorias. Aromática, floral, cítrica, frutal, amadeirada, especiaria, oriental e gourmand. Lembrando que elas podem se juntar, criando subgrupos para deixar a descrição do perfume ainda mais específica para o consumidor.
Conheça um pouco de cada uma delas abaixo:
Como o próprio nome já diz, essa família é composta por notas de flores, como rosa, jasmim, gardênia, ylang-ylang, lírio e muitas outras. Costuma ser uma das favoritas entre as mulheres, trazendo bastante elegância, personalidade e até delicadeza ou sensualidade para a fragrância.
Esta aqui junta as notas quentes, envolventes, sensuais, aveludadas e picantes. Isso inclui baunilha, âmber, cravo, almíscar, balsâmico e especiadas.
Seguindo a mesma lógica do floral, esta família é feita de notas de frutas, como lichia, amora, morango, framboesa e romã. Isso dá bastante versatilidade e personalidade para o perfume, entregando muitas possibilidades aromáticas que costumam dar uma sensação de jovialidade.
As fragrâncias amadeiradas tendem a ser um pouco mais fortes e são bastante comuns no universo da perfumaria masculina. Mais secas e menos adocicadas, essa família é composta por notas de elementos que remetem à madeira, como pinho e sândalo.
Quem gosta de um perfume fresco e leve vai amar conhecer esta aqui. A família cítrica combina notas de limão, laranja e diversos outros frutos cítricos, que costumam dar uma sensação revigorante.
Um pouco diferente do resto da lista, a família gourmand é feita por notas presentes no mundo da gastronomia, como caramelo, chocolate e café. Seu nome vem do francês e significa "gula". As fragrâncias desse tipo tendem a ser mais doces e dão uma sensação confortável.
Já o grupo dos aromáticos reúne ingredientes herbais que aparecem bastante na culinária, unindo aromas cítricos com lavanda e especiarias. Isso resulta em perfumes frescos, leves e, claro, muito aromáticos.
Por fim, temos a família especiaria. Ela é composta por temperos que dão um ar mais rústico e envolvente ou vibrante e refrescante para o perfume, a depender das notas de gengibre, cardamomo, canela, cravo, alcaçuz e noz moscada. É um grupo que se destaca bastante pela sua forte personalidade.