A busca por procedimentos estéticos é cada vez mais recorrente: corpo e rosto podem ganhar um "up" sem precisar de cirurgias e outras intervenções mais invasivas. Graças às inovações do mercado de estética, é possível obter ótimos resultados com pouco investimento de tempo.
Confira a seguir tratamentos-tendência que demoram menos de 30 minutos e têm resultados eficientes para diversas questões:
Manchas no rosto te incomodam? Então o laser de picossegundos Pico Ultra 300 é uma tecnologia inovadora por não ter uma reação fototérmica e, sim, fotoacústica, por ser ultrarrápido. Dessa forma, o tratamento pode clarear manchas e olheiras, remover tatuagem, diminuir o tamanho dos poros, melhorar a textura da pele e, também, rejuvenescer.
"Tradicionalmente, os lasers funcionam assim: a energia luminosa do laser chega até as camadas superficiais de pele e, quando atinge o seu alvo, é convertida em calor, em uma reação fototérmica. Já o laser de picossegundos não: é uma reação fotoacústica, porque o tempo de exposição é tão curto, que não transfere calor, não dá tempo", explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O médico explica que o tratamento é hiper-rápido, durando menos que 10 minutos! "Após cada tratamento, a pele fica no máximo um pouco avermelhada, não fica edema e o paciente pode até voltar ao trabalho imediatamente. Não tem dor", destaca.
O ácido hialurônico é uma tendência nos cuidados com a pele: o skinbooster é uma espécie de 'hidratante injetável' que estimula o colágeno e melhora as linhas sem paralisar a musculatura (diferente da toxina botulínica).
"É um procedimento que se faz para aumentar a hidratação da pele. Ele se faz com ácido hialurônico bem fino, em uma densidade bem pequena. E a aplicação é feita com uma agulha em vários pontos distribuídos na pele, com uma distância pequena (mais ou menos 0,5cm)", conta o cirurgião-plástico Dr. Mário Farinazzo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
"Depositamos o ácido hialurônico logo abaixo da pele. E esse depósito de ácido hialurônico nesses locais vai favorecer a reestruturação da derme, então a pele vai ficar um pouco mais firme, mas o principal efeito que temos com esse procedimento é a hidratação daquela região", acrescenta.
O Skinbooster pode ser aplicado em várias regiões onde há flacidez: na face (a não ser muito perto dos olhos, na região das pálpebras porque fica muito aparente), no colo, no pescoço e nas mãos.
A cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgiã Vascular, ressalta que o uso de laser Nd Yag 1064 é o que existe de mais específico para tratamento de lesões vasculares, apresentando maior efetividade no tratamento.
Com bons resultados, segundo a médica, a indicação é de, em média, uma a cinco sessões (dependendo do tipo de lesão) com grande nível de segurança, já que a dor é amenizada com uso de aparelhos resfriadores de pele.
"Quanto aos cuidados antes e depois do tratamento, não se deve aplicar cremes ou maquiagem no rosto no dia (para evitar interação com laser e evitar queimaduras), usar protetor solar com fator 50 ou 60 e, em casos raros, especialmente para peles mais sensíveis, usar pomadas à base de corticoide", afirma a especialista.
Para quem quer melhorar a aparência da pele e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde do tecido cutâneo, o procedimento HydraFacial é um dos mais indicados. Ele é feito com um equipamento de hidrodermoabrasão no tempo mínimo de 30 minutos, com (pelo menos) 3 etapas.
"O equipamento conta com a exclusiva e patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️, que gera um efeito de vórtice para expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto confere hidratação, o que é o principal ponto para diferenciar a experiência de uma microdermoabrasão ou limpeza de pele – que cutuca, lesiona e faz a pele arder", explica a dermatologista Dra. Adriana Awada, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
A especialista aponta que ele promove uma autêntica restauração natural da pele, mantendo-a purificada e hidratada, sem causar irritação.
Tem uma rotina de treinos já ativa, mas não consegue ganhar definição muscular? Sessões de 30 minutos são suficientes para contribuindo para o enrijecimento e fortalecimento muscular com o T Sculptor. O procedimento utiliza da tecnologia HIFEM (High-Intensity Focused Electromagnetic), o que permite ao paciente fazer um treino muito mais forte e pesado.
"A tecnologia não-invasiva, ao entrar em contato com a pele, gera um campo eletromagnético focado de alta intensidade capaz de estimular o músculo por meio de contrações contínuas e intensas. São realizadas até 36 mil contrações em cada sessão de 30 minutos, proporcionando assim hipertrofia muscular com consequente aumento do volume da musculatura, redução de gordura devido a ampliação do gasto calórico e, dependendo do protocolo realizado, até mesmo aumento da força muscular", explica o Dr. Abdo.
De forma geral, os estudos mostram 19% de redução de gordura e 16% de aumento de massa magra com o tratamento.