O ácido hialurônico é o produto da moda! Um dos queridinhos das amantes de skincare, ele está nos cremes para o rosto, em shampoos e nas máscaras capilares. Você sabe o que é essa substância e quais os seus benefícios?
A dermatologista Mariana Corrêa explica por que o ativo vem se popularizando no país. "O ácido hialurônico é um componente natural produzido pelo nosso organismo, presente em várias partes do corpo, mas a sua maior concentração encontra-se na pele, onde é produzido principalmente por fibroblastos e queratinócitos", fala.
A médica ressalta que os estudos científicos sobre seus efeitos começaram em 1934 e seu uso na indústria tem mais de 20 anos, entretanto, se popularizou apenas nos últimos anos. Afinal, ele funciona? A médica garante que sim.
De acordo com Mariana, a substância tem alta capacidade para se ligar às moléculas de água, sendo assim, ele promove intensa hidratação, formando também uma barreira protetora que evita a perda do líquido.
"O ácido hialurônico presente em produtos cosméticos hidrata a pele superficialmente, além de proteger os lipídios presentes na camada córnea da oxidação. Ele auxilia também na reparação dos tecidos, no estímulo da reparação de colágeno e protege a pele contra fatores oxidantes. O seu uso tópico deixa a pele mais hidratada e com aspecto mais saudável", detalha.
A substância, antes de chegar às prateleiras de mercados e às farmácias na composição de produtos de beleza, já era utilizada em preenchimentos faciais. Ela promove volume, sendo muito utilizada nos lábios e no tratamento de rugas, portanto, a sua aplicação é um dos procedimentos mais realizados nas harmonizações faciais.
"Na sua utilização injetável, que é mais profunda, o ácido hialurônico pode conferir mais volume, sustentação, melhorando a elasticidade, as rugas finas, prevenindo o envelhecimento e também dando um efeito lifting facial", pontua.