Muitas mulheres só começam a dar atenção ao skincare após os 30 anos, para manter a pele jovem, bonita e hidratada. No entanto, se você já passou dos 40 e tem a pele madura, saiba que esses cuidados são para toda a vida! Assim, você não só se mantém livre de manchas e ressecamento, como também fica protegida e mais saudável. O dermatologista Igor Manhães, em entrevista ao Purepeople, contou todos os passos para uma pele madura bem cuidada. Saiba mais!
De acordo com o especialista, a pele madura tem a característica de ser mais fina e mais ressecada do que uma pele mais jovem, mas isso não significa que você só precisa se cuidar depois dos 40 anos. "A pele deve ser cuidada com muita atenção durante toda a vida. Tem que usar filtro solar diário desde criança".
Além do filtro, a hidratação é o ponto chave para uma pele saudável. "Se for muito seca, hidratantes tópicos devem ser usados; se a pele é mais acneica, precisa-se encontrar um equilíbrio entre a hidratação e a oleosidade. Já a partir dos 20 anos, pode-se lançar mão de antioxidantes tópicos com vitaminas e ácidos fracos. Mais para frente, ácidos mais fortes e fórmulas mais complexas devem ser adotadas".
No dia a dia, alguns cuidados simples são essenciais para atingir a maturidade com mais saúde. O primeiro deles? Retirar a maquiagem! "Nunca durma maquiada ou permaneça por períodos prolongados com maquiagem. A pele precisa respirar", alerta Igor.
Junto com o demaquilante, também vale ter por perto um sabonete específico para o seu tipo de pele, um produto antioxidante e, segundo o dermato, um derivado de ácido retinóico para compor uma rotina de skincare básica em quem está disposta a se tratar com mais cuidados.
As altas temperaturas do verão e a alta exposição ao sol prejudicam qualquer tipo de pele, sejam elas mais maduras ou jovens. Por isso, beber muita água é um dos principais cuidados, para ajudar a manter a hidratação de dentro para fora. "O nível de oleosidade de um hidratante tem que ser indicado especificamente para cada tipo de pele e deve ser reaplicado em quem está com a pele mais ressecada por abuso da exposição solar ou pelo frio", conta o dermatologista.
Quem entra no mundo do skincare, muitas vezes foca nos cuidados com o rosto e esquece do restante do corpo. Para as peles mais maduras, olhar com carinho para o colo e para as mãos também é importante! "Primeiro, sempre deve-se proteger essas áreas com filtro solar, o que muitas vezes é esquecido. Ácidos e clareadores também podem ser usados nessas áreas quando bem indicados em concentrações específicas".
Para quem deseja fazer tratamentos estéticos, o especialista recomenda: "alguns injetáveis também ajudam na beleza do colo e mãos, desde skinboosters a bioestimuladores do colágeno. E lasers para manchas também tem muita procura, pois são áreas que também pigmentam e nem sempre são notadas e protegidas".
(Por Marina Couto)