Você sabia que a pele dá sinais de que não está saudável e que precisa de cuidados? No verão, com maior exposição ao sol, é importante ficar atenta a esses sinais para manter a pele saudável, sem manchas, com viço e hidratada. A dermatologista Vanessa Mussupapo, da Comunidade de Saúde da Alice, preparou um guia e tirou todas as dúvidas sobre cuidados com a pele para você se proteger a sua pele. Confira!
A pele costuma dar sinais de quando não está saudável: poros dilatados, perda de brilho, acne, dermatite e opacidade são alguns deles. Por isso, é importante que a rotina de cuidados com a pele comece desde pequena. "A rotina de cuidados deve começar na infância (nada de esperar a vida adulta), com a orientação sobre o uso diário do filtro solar e, a partir da adolescência, com produtos específicos para cada tipo de pele", explica Vanessa.
Entre eles, o sabonete, hidratante - mesmo tendo a pele oleosa! - e o protetor solar são indispensáveis. "Pode-se acrescentar mais produtos à essa rotina, como ácidos e antioxidantes, mas sempre prescritos por um dermatologista, afinal cada pele tem suas particularidades".
Ainda que você não saia de casa para ir à praia ou se expor ao sol durante o verão, os cuidados precisam ser mantidos. Isso porque, de acordo com a dermato, a luz que entra pela janela de casa, assim como a luz emitida pelos celulares e computadores, também provocam danos e o envelhecimento mais rápido da pele.
"Para os cuidados dentro de casa, devemos seguir a rotina de limpeza, hidratação e proteção diárias", reforça a especialista. No caso do filtro solar em casa, o produto deve ser usado pelo menos uma vez ao dia, com fator de proteção mínimo de 30.
Muita gente acredita que o câncer de pele é uma realidade distante, que só acontecem em casos específicos. Mas, de acordo com a médica, não é assim não! "90% dos casos de câncer de pele são causados pelo acúmulo de exposição solar durante a vida. 80% da radiação solar que um indivíduo recebe na vida, ele recebe até os 18 anos, ou seja, se você teve queimaduras solares na infância e adolescência, o reflexo disso será um provável câncer de pele no futuro".
Ficou impactada? É por isso que é tão importante se prevenir desde a infância, com os cuidados adequados, para evitar doenças como câncer de pele e envelhecer de forma saudável. "O principal causador do envelhecimento da pele é o UVA, que ultrapassa o vidro e as nuvens. Por esse motivo devemos utilizar protetor solar até em dias nublados e com chuva".
1 - Use protetor solar diariamente: "faça disso um hábito, como escovar os dentes".
2 - Observe suas pintas: "faça o autoexame da pele. Se notar qualquer modificação ou aparecimento de pintas diferentes procure seu dermatologista. E não esqueça nunca do couro cabeludo!".
4 - Se exponha ao sol, mas não se queime: "evite o horário das 9 às 15h, quando a radiação UVB é mais intensa".
5 - Inicie o hábito de fotoproteção desde a infância: "oriente seus filhos, netos, sobrinhos!".
6 - Utilize produtos específicos para seu tipo de pele: "não pegue a receita da vizinha! O que é bom para ela pode não funcionar ou até prejudicar sua pele".
(Por Marina Couto)