Da mesma maneira que muitas flores, as algas estão dominando os tratamentos estéticos que envolvem pele e cabelo. Além de serem um poderoso agente para a beleza por terem diversos nutrientes essenciais, elas são classificadas de acordo com suas características. Para essa temporada, a protagonista dos cosméticos é a alga dourada devido ao seu alto poder hidratante, que devolve o brilho e a maciez natural da pele, prevenindo os efeitos do verão assim como o protetor solar para os fios. Em entrevista para o Purepeople, a naturóloga Mariana Vitte explica quais são os benefícios oferecidos pela planta marinha, além de revelar como ela pode ser inserida na rotina de beleza.
Também conhecidas como ouro marinho, esse tipo de alga também pode auxiliar no controle da oleosidade, característica comum com o óleo de melaleuca. "A alga dourada estimula do metabolismo e a desintoxicação do organismo, melhora a circulação e a oxigenação dos tecidos favorecendo assim a absorção de vitaminas e minerais pela pele", aponta a especialista ao esclarecer: "Isso reflete um aspecto de hidratação e viço à pele." Os benefícios para o maior órgão do corpo humano não param por aí. "Ricas em vitaminas, oligoelementos e minerais, as algas douradas hidratam profundamente a pele, deixando uma textura aveludada, com aspecto luminoso muito natural, diferente do efeito glitter", declara a profissional do W Estética & Spa ao acrescentar: "Além disso, sua ação desintoxicante auxilia na circulação sanguínea e oxigenação dos tecidos." Assim como a aloe vera, conhecida como babosa, a planta marinha também pode ser utilizada nos fios: "Da mesma forma que hidrata e revitaliza a pele, ela também é benéfica para os cabelos."
Diferentemente das frutas que podem ser usadas para fazer máscaras naturais, a alga dourada precisa ter suas substâncias retiradas por um profissional para conseguir os efeitos desejados. "Pode-se incluir as algas em tratamentos do dia a dia em formato de séruns, sabonetes, máscaras e cremes", comenta a Mariana ao esclarecer: "São itens que devem ser manipulados." Para utilizá-la nos fios, também é recomendado apostar em cosméticos que já possuem a alga na fórmula. "No cabelo pode ser utilizada diariamente em formulações de xampu, condicionadores e cremes capilares", aconselha a naturóloga ao alertar: "É contraindicada para quem tem alergia a elementos marinhos como, por exemplo, o enxofre."
(Por Fernanda Casagrande)