Implementar ingredientes naturais na rotina de beleza é uma prática cada vez mais frequente para as amantes dos cuidados estéticos tanto quanto a utilização de elementos orgânicos em cosméticos como os produtos lançados por uma marca de maquiagem em parceria com a Ana Clara. Podendo ser usada para realizar uma esfoliação capilar, a aloe vera é um componente derivado da natureza e pode ser adicionado a tratamentos de pele e cabelos, que podem variar de acordo com a estação do ano. Em entrevista para o Purepeople, a dermatologista Sara Bragança descreve os benefícios da planta: "Conhecida popularmente como babosa, ela funciona como excelente auxiliar para o restabelecimento do equilíbrio fisiológico, tem ação regeneradora, tônica e emoliente."
As vantagens do ingrediente são motivadas por sua composição biológica. "A aloe vera é uma planta cuja seiva contém substâncias como mucopolissacarídeos, aminoácidos, enzimas e esteróides", aposta a especialista ao revelar outros pontos positivos: "Além disso, contém vitaminas e nutrientes." No maior órgão do corpo humano, a planta age de maneira diversa: "Na pele, possuí ação antisséptica, adstringente e também estimula a regeneração dos tecidos."
Assim como o óleo feito com uma substância retirada da maconha, a babosa também colabora para a qualidade dos fios. "Pode ser aplicada tanto na pele quando nos cabelos", comenta a profissional. Mesmo trazendo benefícios para as mechas por meio de substâncias naturais, a aloe vera precisa ser frequentemente utilizada no couro cabeludo para conseguir fazer efeito. "No cabelo, promove força e maleabilidade por meio de aplicações diárias", recomenda a médica membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.
A planta é constantemente adicionada a cosméticos devido aos seus efeitos na beleza. "Suas principais aplicações são em desodorantes, antissépticos, tônicos de limpeza da pele, produtos pós sol e pós barba, géis, cremes e loções, shampoos", exemplifica Sara. Devido a isso, é necessário prestar atenção nas fórmulas dos produtos, pois a aloe vera pode ser contraindicada para certos organismos: "Para o seu uso tópico, a contraindicação seria apenas a alérgicos à substância."
(Por Fernanda Casagrande)