Creme, gel, spray e até mesmo em cápsula! Os protetores solares estão sendo inovados, ganhando outros formatos, e também podem proteger o cabelo agora. Com o verão chegando, você não pode perder a dica do Purepeople para não correr o risco de prejudicar os fios com a exposição exagerada aos raios solares. Em entrevista para o site, o dermatologista Alberto Cordeiro esclarece a utilização do bloqueador nas mechas e revela o que acontece quando o cosmético não é aplicado. "Assim como a pele, o cabelo também sofre com os danos da radiação ultravioleta", aponta o especialista em cosmiatria e tricologia.
Diferentemente dos produtos de maquiagem que possuem fator de proteção solar (FPS), o bloqueador para os fios costuma ter um resultado satisfatório. "Funcionam muito bem tanto para a proteção dos fios quanto do couro cabeludo", declara o profissional ao acrescentar: "Já existem vários estudos científicos que comprovam a eficácia desses produtos." Para que a proteção dê certo, é preciso encontrar o filtro adequado. "Você não consegue passar o protetor de corpo no cabelo, já que ele é no formato de creme. Passando no cabelo não se consegue atingir toda a fibra capilar e também o couro cabeludo pode ficar muito oleoso com esse produto", alerta o médico, chamando a atenção para a oleosidade, fator que pode ser combatido com protetor apropriado, ao informar: " O ideal é utilizar um produto específico para a fibra para não depositar muito resíduo nela e também não sobrecarregar muito o couro cabeludo."
Preservar os fios do sol é tão importante quanto se proteger dos raios durante o inverno. Quando não é feito o uso do filtro, o cabelo pode ser prejudicado. "Causa danos à estrutura capilar. A exposição solar em grande quantidade faz com que o fio perca água para o meio ambiente, deixando-o mais ressecado, mais opaco, mais quebradiço e sem vida", desvenda Alberto ao desenvolver: "Apensar de a fibra ser resistente, pois é formada em sua maior parte de queratina, ela também pode sofrer com os danos do sol, principalmente a perda da água para o ambiente, ficando desidratada." Para quem está com receio de experimentar, o dermatologista incentiva: "Dificilmente ele poderá trazer algum problema. Logicamente, esse produto deve ser retirado dos fios pós-exposição solar, enxaguando bem a fibra e o couro cabeludo. A maior parte dos problemas está relacionada ao uso de protetor solar de corpo ou rosto no couro cabeludo, dessa forma, levando a um deposito de resíduo na fibra e o aumento de oleosidade." Na pele, existe cosméticos específicos para evitar a oleosidade e, assim, a acne.
Para quem já resolveu aderir, o modo de usar é bem fácil. "Antes dessa exposição solar, cerca de 30 minutos antes, aplicar esse leave-in, que já tem a proteção em sua formulação ou o protetor solar específico para os cabelos", recomenda o especialista ao sugerir outras medidas: "Evitar a exposição solar depois das 10h da manhã ou após das 16h."
(Por Fernanda Casagrande)