![](https://static1.purepeople.com.br/articles/5/29/19/25/@/3305515-para-ter-unhas-mais-saudaveis-alguns-cu-580x326-3.jpg)
![Purepeople](https://static1.purepeople.com.br/build/pp_br/logo_brand_ads.28cc10ac.png)
Cuidar das unhas é essencial para mantê-las sempre fortes e saudáveis. Por isso, se você tem notado que suas mãos e pés estão mais ressecados, com unhas quebradiças e opacas, confira as dicas que o Purepeople separou para você. A dermatologista Luciana Garbelini listou os principais cuidados que você já pode experimentar em sua casa. Saiba mais!
Unhas pintadas valorizam e dão um upgrade no look, mas, nos períodos em que estiver em casa ou sem nenhum compromisso em que a manicure precise estar impecável, deixe a sua unha respirar. "O excesso de esmalte e acetona, além de alterarem a coloração das unhas também as desidratam, principalmente se utilizados sem descanso ou pausa", explica a dermatologista. Por isso, deixe as cores e nail art de lado, evite o polimento e aproveite para hidratar a região. "O recomendado é hidratá-las para não deixar que a queratina fique muito ressecada e descame".
Pintar as unhas não é proibido e, se você estiver a fim de colocar uma corzinha ou testar uma nova técnica, vá em frente. No entanto, ao escolher os esmaltes, dê preferência aos esmaltes testados dermatologicamente e que sejam livres de tolueno, formaldeído e benzeno, substâncias químicas que podem causar alergias. "Os removedores a base de acetona também são grandes vilões. O ideal é escolher os que não contém acetona na sua composição. Uma boa dica é o removedor a base de óleo de banana", salienta a profissional. Ah, e fique de olho na data de validade do seu esmalte. Nada de usar produtos vencidos!
É um hábito muito comum tirar as cutículas na hora de fazer as unhas, mas Luciana alerta sobre os períodos dessa prática. "A cutícula é uma pele fina que protege a matriz ungueal - estrutura na base na unha onde existem células responsáveis pela produção da lâmina de queratina, a 'fábrica da unha', assim não é aconselhado retirá-la". O que fazer? Em vez de retirá-las, experimente empurrar a cutícula com delicadeza e manter a hidratação constante na região, para evitar que ela fique ressecada e aparente. "Uma boa dica de cuidado é fazer uma massagem utilizando um creme hidratante nela e na unha antes de dormir. Durante a noite, o hidratante age por mais tempo", finaliza.
(Por Marina Couto)