Ficamos preocupadas em proteger a pele do rosto e manter o corpo saudável com boa alimentação e exercícios físicos e, muitas vezes, esquecemos de cuidar dos nossos pés. A região, além de ser muito sensível, precisa de uma atenção especial para evitar o ressecamento, que pode estar relacionado a diferentes causas - nem sempre estéticas! Por isso, confira as dicas que separamos para manter seus pés macios e bem tratados.
Existem motivos diversos para que os pés fiquem ressecados. Entre os mais simples, o uso de sapatos muito fechados, que retém a transpiração dentro do calçado, ou mesmo de sapatos muito abertos, que deixam os pés mais expostos. A falta de hidratação do corpo, como beber pouca água ao longo do dia, também provoca o ressecamento da região. Em casos mais graves, os pés ressecados podem estar relacionados a condições genéticas ou ainda a doenças vasculares. Nestes casos em especial, o ideal é procurar ajuda médica para melhor orientar sobre as devidas precauções.
Se o seu caso for mais simples, mas ainda assim sente que os pés estão ressecados, comece avaliando o tipo de sapato que você usa, principalmente em situações que nos fazem suar mais, como exercícios físicos. Calçados muito fechados podem impedir a correta transpiração, assim como usar meias durante um longo período de tempo. Por isso, use tênis apropriados para o seu treino e troque as meias diariamente. No dia a dia, sandálias muito baixas e abertas, que permitem o contato dos pés muito próximo ao chão, também deixam os pés mais ressecados, principalmente o calcanhar. Vale investir em protetores e palmilhas para evitar o ressecamento.
Antes de pegar sol, é preciso passar protetor solar, certo? No entanto, é muito comum proteger todo o rosto e o corpo, mas esquecer de proteger os pés! Essa região, por ser bem sensível, também precisa de proteção solar, já que possíveis queimaduras provocadas pelo sol causam o ressecamento e fissuras na região. Não tem mistério: basta seguir as mesmas orientações de passar o protetor solar em toda a área e aguardar alguns minutos antes de se expor ao sol, além reaplicá-lo com frequência ao longo do dia.
Para quem precisa usar sapatos específicos durante o dia e está sem tempo de dar uma atenção especial aos pés, a dica é cuidar deles enquanto você dorme. E como faz? Após o banho, depois de limpar e secar bem a região, sobretudo entre os dedos, passe seu creme de hidratação, fazendo uma leve massagem nos pés. Em seguida, coloque uma meia para potencializar o efeito hidratante e vá dormir. No dia seguinte, os pés estarão macios e muito bem tratados. Se possível, também faça uma esfoaliação a cada 15 dias, para renovar a pele dos pés.
(Por Marina Couto)