Ao longo dos seus quase 105 anos de vida, o arquiteto Oscar Niemeyer somou uma lista bem grande de admiradores do seu trabalho. Ao saber de sua morte, na noite desta quarta-feira (05), foram muitas as celebridades que se manifestaram através das redes sociais. Luciano Huck foi um dos primeiros a fazer a sua homenagem no Twitter. "Sem dúvida o céu estará com traços mais harmônicos a partir de hoje. E a linha do infinito pode vir a ganhar suaves curvas", escreveu o apresentador.
A apresentadora Ana Maria Braga foi outra que deixou o seu recado no microblog: "Niemeyer partiu projetando sonhos no céu. Fica a genialidade e a saudade dos traços". A atriz Cristiana Oliveira também comentou o assunto. "Este viveu, brilhou, deixou sua marca, sua linda história!".
A autora Glória Perez, que comentava animada o sucesso do capítulo da noite de 'Salve Jorge', em que Morena (Nanda Costa) avançou em Wanda (Totia Meirelles), mudou rapidamente o assunto para lamentar a notícia. "Triste: Perdemos Niemeyer".
A cantora Preta Gil , que aguardava o "Programa do Jô" entrar no ar com o seu pai, Gilberto Gil, como entrevistado, também postou um recadinho: "Descanse em paz, gênio Niemeyer, orgulho do nosso Brasil!!!".
O ator Roger Gobeth, que é formado em arquitetura mas nunca exerceu a profissão, dividiu a emoção no Twitter: "Como arquiteto que sou, não poderia deixar de prestar uma homenagem ao grande Oscar Niemeyer que hoje nos deixou. Gênio".
Regina Casé, que gravou o "Esquenta" com Isis Valverde esta semana , não ficou de fora. "Tantas vezes fui a Brasília. Só esse mês foram três vezes. Sempre fico encantada. Viva Oscar Niemeyer!!", escreveu na legenda de uma foto em que posa no Palácio da Alvorada. Em seguida, veio Murilo Rosa : "Acabo de saber da morte de Niemeyer, sensação estranha, não sei direito o que pensar. Deus deve ter separado uma cadeira bem pertinho dele. Que a sua família fique bem, fique orgulhosa deste, que talvez seja um dos maiores brasileiros de todos os tempos!!!".
Os jornalistas também se manifestaram. Serginho Groisman escreveu no Twitter: "Niemeyer me disse em entrevista que as formas redondas em suas obras eram inspiradas nas mulheres que ele amou". Já Mariana Gross, lembrou de um momento vivido com o arquiteto no Facebook: "Entrevistei Niemeyer, no apartamento dele em Copacabana, em 2009. Ao acertar o foco da câmera, o cinegrafista brincou comigo. Me chamou de magrela. Atento, Niemeyer ouviu e soltou uma frase: 'Sabe, rapaz. As magrinhas também têm curvas. Também são inspiradoras'. Gênio! Em todos os sentidos".
Oscar Niemeyer estava internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, no Rio de Janeiro, desde o dia desde 2 de novembro, com dificuldade para se alimentar e ingerir líquidos. O estado do arquiteto se agravou com duas hemorragias digestivas e um quadro de insuficiência renal, quando foi submetido a tratamento de hemodiálise e fisioterapia respiratória. Morto às 21h55 desta quarta-feira, Niemeyer completaria 105 anos no dia 15 de dezembro e era casado com Vera Lúcia Cabreira.
O corpo do arquiteto será velado em Brasília, no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira. No final do dia, retornará ao Rio de Janeiro e passará a noite no Palácio da Cidade. O local, em Botafogo, será aberto a visitação e Oscar Niemeyer será enterrado na sexta-feira, no Rio.
Sem duvida o céu estará com traços mais harmônicos a partir de hj. #Niemeyer
- Luciano Huck (@LucianoHuck) dezembro 6, 2012
>E a linha do infinito pode vir a ganhar suaves curvas. #Niemeyer
- Luciano Huck (@LucianoHuck) dezembro 6, 2012
>