A biografia do astrofísico Stephen Hawking virou filme e agora concorre a cinco categorias no Oscar 2015, que teve a lista dos indicados divulgada nesta quinta-feira (15). "A Teoria de Tudo", dirigido por James Marsh, pode levar a estatueta de Melhor Filme se vencer trabalhos como "Birdman" e "O Grande Hotel Budapeste".
As atuações de Eddie Redmayne e Felicity Jones no longa ainda rendeu a eles indicações nas categorias de Melhor Ator e Melhor Atriz, respectivamente. Com o filme, o artista levou a estatueta do Globo de Ouro, que teve "Boyhood" como grande vencedor. "A Teoria de Tudo" ainda concorre com Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora, composta por Jóhann Jóhannsson.
A história conta como Stephen Wanking (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa, quando ele tinha apenas 21 anos.
Filme de Angelina Jolie concorre em três categorias
Se no Globo de Ouro "Invencível" não figurou entre os indicados, o mesmo não aconteceu no Oscar. O longa dirigido por Angelina Jolie pode levar o troféu por Melhor edição de som, Melhor mixagem de som e Melhor fotografia.
A mulher de Brad Pitt já declarou que o filme, que conta a história do ex-atleta Louis Zamperini, mudou sua vida. "É extraordinário porque é como a história de todos nós. Todos estivemos naquele momento em que quisemos desistir. Mas ele decidiu a certa altura da vida que levantaria quando derrubado. E ele se tornou uma inspiração para o mundo. Quando fiquei sabendo sobre 'Invencível' eu amei demais. Até mesmo a leitura do livro mudou a minha vida", conta ela, que pretende se dedicar mais à direção.
'Selma', com Brad Pitt na equipe técnica, também figura entre os indicados
Brad Pitt não foi diretamente indicado a nenhuma categoria, mas ficará ansiosa para a entrega do Oscar. Isto porque o filme "Selma", do qual ele é produtor executivo, concorre como Melhor Filme. Na semana passada, ele e Angelina Jolie foram homenageados no 15th Annual AFI Awards, que aconteceu em Los Angeles, por seus respectivos filmes.
"Selma" é uma cinebiografia de Martin Luther King Jr, que acompanha as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma e Montgomery em busca de direitos eleitorais.