Cuidar dos cabelos com óleos vegetais é vantajoso por vários motivos: por serem naturais e concentrados, eles conseguem hidratar e nutrir os fios de forma mais profunda, principalmente os cabelos mais secos, como os cacheados e crespos, que costumam produzir menos oleosidade. O interessante é que os óleos, como o de coco, o de argan e o rícino, por exemplo, podem ser usados de formas que vão além da aplicação só nas pontinhas das madeixas. Confira a lista de dicas e aproveite o poder dos óleos!
Você já ouviu falar em umectação? A técnica nada mais é do que deixar o óleo agindo puro nos cabelos por bastante tempo. Geralmente é feito pelas cacheadas e crespas, principalmente na fase da transição capilar, para hidratar e nutrir os cabelos que estão muito ressecados. A umectação tradicional é feita durante a noite: você aplica o óleo da raiz as pontas nos cabelos secos e remove pela manhã. O resultado é de fios macios, brilhantes, alinhados e com menos frizz.
Quem tem cabelo liso ou ondulado e tem receio de que o óleo aumente a oleosidade pode ficar tranquila: o produto não pesa nos fios e não tem o poder de aumentar a produção de sebo no couro cabeludo. No entanto, em vez de dormir com o produto nos fios, 1 ou 2 horas é o suficiente para hidratar.
Enquanto a maioria dos produtos de cabelo não devem ser aplicados na raiz para não causar caspa, o óleo vegetal pode ser aplicado sem medo. Na hora da umectação, é ideal usar o produto desde a raiz até as pontinhas, para quem a nutrição seja intensa em todo o comprimento. O óleo só deve ser aplicado do comprimento para as pontas caso você não vá retirar o produto em seguida.
Quando você apostar em tratamentos com o óleo direto nos cabelos, como a umectação, a dica é remover o produto com o condicionador, em vez do shampoo, técnica chamada de "UCPE" - Umectar, Condicionar, Pausar, Enxaguar. O condicionador age melhor na remoção do óleo porque não resseca as madeixas, como pode acontecer com o shampoo.
Uma dica para potencializar o efeito do óleo nos cabelos é esquentando o produto! O aquecimento abre as cutículas do cabelo, o que facilita a absorção dos nutrientes do óleo, que são capazes de deixar o cabelo mais hidratado, brilho e macio em menos tempo. Para fazer, você pode aquecer no fogão, em banho-maria, ou no microondas. Nesse caso, basta colocar o óleo em um recipiente e aquecer por, mais ou menos, 30 segundos.
(Revisão de texto por Ana Clara Xavier)