O cabelo precisa de cuidados em qualquer estação do ano. Depois de fazer tratamentos para recuperar os fios dos danos provocados pelo verão, chegou a hora de mudar os hábitos capilares para manter a saúde do cabelo durante a temporada outono/inverno. Quem melhor para ensinar alguns desses cuidados do que o hairstylist de alguns dos cabelos mais desejados do Brasil, como o de Marina Ruy Barbosa. Tiago Parente compartilhou algumas dicas com o Purepeople para não deixar o frio maltratar as madeixas. Já adiantando, ele ressaltou que o couro cabeludo por muito afetar a condição do cabelo. A umidade nessa época do ano também pode ser uma grande vilã das madeixas, e é muito importante prestar atenção no estado do cabelo para saber do que ele precisa. Confira!
"A saúde do fio começa no couro cabeludo. Muita gente esquece que estamos falando de pele e, portanto, é preciso tratá-lo", conta Tiago Parente. Por isso, o expert contou que o aspecto do cabelo pode ter relação com o couro cabeludo. "Boa parte das pessoas costuma relatar que sente o cabelo mais seco, opaco, sem movimento nesta época em que as temperaturas ficam mais amenas. Para evitar esse quadro e hidratar os fios, é importante adaptar a rotina de cuidados com os cabelos. Faça uma boa limpeza no couro cabeludo para desobstruir os poros e retirar todo o resíduo de produto químico, como alisamento, escova e outros produtos, que ficam ali acumulados. Além disso, evite banhos muito quentes, a fim de não deixar o couro cabeludo ainda mais seco e áspero", aconselha o hairstylist.
O cabelo molhado ou úmido pode ser um grande vilão para a saúde dos fios. Eles são prejudiciais principalmente na hora de dormir e o ideal é que na hora de replicar alguns penteados de red carpet ou quando resolver se inspirar em alguns estilos vintage, é importante que o cabelo esteja seco. "Jamais prenda os cabelos ainda molhados, porque isso deixa-os mais elásticos e mais flexíveis, ou seja, você estará criando uma tração e um alongamento do fio que, ao secar, vai quebrá-lo, uma vez que ele não conseguirá retomar à sua forma original", diz Tiago Parente. O expert diz que o ideal é apostar em prendedores macios e sem metal. As escovas também devem ter cerdas largas e na hora de pentear os fios, faça isso das pontas em direção à raiz. Na hora de dormir, o cabelo também não pode estar úmido. "Evita a proliferação de fungos e doenças do couro cabeludo, como dermatite seborreica e caspa, além de resfriado, claro", finaliza Tiago.
O frizz pode dizer muito da saúde do cabelo. Para garantir o efeito espelhado e cheio de brilho, por exemplo, é necessário evitá-lo. "O frizz é sinônimo de que os fios precisam ser nutridos, hidratados para obterem um efeito sedoso. Durante o inverno, época em que o quadro torna-se ainda mais recorrente, aposte em linhas capilares que, além de limparem os fios, nutrem e protegem a fibra capilar.Ao longo do outono-inverno, produtos desse gênero com a consistência de óleo ajudam a hidratar os fios e os mantêm radiantes, brilhantes", indica Tiago Parente. Ou seja esta época do ano, é um ótimo momento para adotar o cronograma capilar.
Para que o cabelo seque mais rápido, é muito comum apelar para o uso do secador. O uso do aparelho também pode causar danos nos fios. Para que este hábito não prejudique a saúde e a qualidade dos fios, é necessário aplicar um bom protetor térmico em todo o comprimento. Disponíveis no mercado, alguns protegem os fios quando aquecidos até 230 graus. Além de evitar o contato do secador com a escova e passe o babyliss rapidamente no fio, ou seja, com o menor tempo de contato possível", entrega Tiago. Para quem quer investir em um dos cortes da temporada, vale a pena seguir as dicas para garantir um efeito melhor.
(Por Anna Wery)