Quem não gosta de exibir os cabelos sempre macios, brilhantes e saudáveis? Apesar de parecer difícil, dá, sim, para manter os cuidados em casa usando apenas os óleos essenciais! E no verão vale a pena reforçar os cuidados. Hoje em dia encontramos frascos em farmácias de manipulação e até em mercados. Eles estão disponíveis em formulações concentradas e até misturados em cremes e condicionadores. Esses óleos preservam a umidade natural dos fios, são hidratantes, nutritivos, reconstrutores e antioxidantes, além de protegerem contra agressões externas como o vento e a poluição. Entrevistamos a terapeuta floral e aromaterapeuta Marcia Rissato e ela deu várias dicas!
Os óleos essenciais são obtidos de plantas aromáticas, como a lavanda, por exemplo. Normalmente são necessários centenas de quilos de plantas para a obtenção de 1Kg de óleo essencial, portanto são altamente concentrados e devem ser sempre diluídos. "A proporção é usar 3 gotas de óleo essencial no total para até 4 colheres de sopa de óleo vegetal (de coco ou oliva, por exemplo). Já a quantidade de óleo vegetal vai variar de acordo com o comprimento do cabelo", explica ela, frisando que para fios curtos basta 1 colher de óleo vegetal e até 4 colheres para os mais longos.
A aplicação começa com uma massagem no couro cabeludo com um pouco da mistura dos óleos, depois vai puxando o óleo para as pontas em movimento suave até umectar todo o cabelo, aguarde de 15 a 20 minutos e lave como de costume", alerta a aromaterapeuta. "Quando a intenção for apenas brilho e hidratação, é possível substituir o óleo vegetal por um creme próprio para máscara capilar ou até usar metade de óleo vegetal e metade de creme. Neste caso, basta colocar as 3 gotas de óleo essencial na porção de creme recomendada pelo fabricante e aplicar ao longo dos fios."
Para um cabelo sem vida e com pontas duplas, o óleo essencial de alecrim misturado com o essencial de gerânio é muito recomendado. "Eles possuem ativos que proporcionam o brilho que o cabelo precisa! A dica é: "Em um frasco de 300 ml de argan, coloque 3 gotas de alecrim e 3 gotas de gerânio. Pingue algumas gotas da mistura na mão e espalhe nas pontas do cabelo. O uso deve ser diário!", explica Márcia. O alecrim, quando encontrado no formato de óleo essencial, possui uma série de propriedades terapêuticas que, além de ajudar na saúde, é excelente também para cuidar da pele. Não perca a oportunidade de incluir essas dicas na lista de cuidados com os fios nesse período de temperaturas mais altas.
Para deixar os fios fortes e compridas, o óleo essencial de alecrim é uma boa opção. "Graças aos seus ativos que estimulam a microcirculação do couro cabeludo estimulando a nutrição e o crescimento. Misture 3 gotas desse óleo e 4 gotas do óleo essencial de manjericão, que ajuda no crescimento, em 100ml de xampu neutro", ensina, citando ainda o óleo de rícino: "Ele tem uma boa capacidade de dissolver ceras e excesso de gordura, por isso, pode ser útil para o crescimento dos cabelos quando o problema estiver relacionado com a formação de pequenas placas de ceras no bulbo capilar ou excesso de oleosidade." Ela ensina uma receita para quem tem cabelos oleosos e sofre com queda e dificuldade de crescimento: "Aplicar 2 gotas de óleo essencial de alecrim, 1 gota de óleo essencial de limão siciliano e de 1 a 4 colheres de óleo de rícino ou jojoba e realizar uma massagem no couro cabeludo."
Se você sofre com o problema de oleosidade, precisa ler essa dica: o óleo essencial de hortelã, rico em minerais e ácidos graxos, é um ótimo ingrediente para te ajudar se livrar desse mal. "As propriedades antissépticas e antimicrobianas deste óleo facilitam na hora de manter o couro cabeludo limpo e livre de oleosidade. Já o óleo essencial de lavanda ajuda a equilibrar a oleosidade natural do couro cabeludo e o óleo essencial de cedro equilibra o pH. A dica é misturar 100 ml de xampu neutro com 4 gotas de óleo de lavanda, 3 gotas de cedro e 4 gotas de hortelã-pimenta. Os resultados já são evidentes na primeira semana de uso".
(Por Martina Orlandini)