Em 'Renascer', Egídio (Vladimir Brichta ) terá um desfecho cruel, como castigo de suas crueldades, caso o autor Bruno Luperi mantenha o enredo da sinopse original. O vilão acabará baleado em uma tocaia no meio da mata, tornando José Inocêncio (Marcos Palmeira ) o maior suspeito pelo crime.
A disputa entre o protagonista e o antagonista da trama crescerá com o início do romance entre seus filhos: João Pedro (Juan Paiva ) e Sandra (Giullia Buscacio ). O caçula de Maria Santa (Duda Santos ) não medirá esforços para defender a namorada, que será trancada no quarto pelo próprio pai. Irritado com o romance, Egídio irá até a fazenda tirar satisfação com a família do rapaz.
A briga será tão intensa que Egídio acusará o coronel de ter matado seu pai, Firmino (Enrique Diaz ), e Belarmino (Antonio Calloni ). Toda situação fará com que ele rompa a relação com a filha, que, de certa forma, não tolera mais o assédio do pai com Joana (Alice Carvalho).
Tratando-se das investidas na esposa de Tião Galinha (Irandhir Santos ), o marido de dona Patroa (Camila Morgado ) continuará atrás da empregada, mesmo ela sabendo que pode acabar com a situação indesejável após descobrir seus direitos como mulher e profissional.
Mais adiante, Egídio engatará uma relação tórrida com Eliana (Sophie Charlotte ), tudo isso após a morte de Venâncio (Rodrigo Simas ). Ao mesmo tempo, dona Patroa conhecerá Rachid (Almir Sater) melhor.
Egídio será morto em uma emboscada que levará a suspeita de José Inocêncio como assassino, mas, nos últimos capítulos, ficará provado que Mariana (Theresa Fonseca) matou o vilão para se vingar de suas maldades contra o marido.