A relação conturbada entre Xuxa e Marlene Mattos é um dos muitos temas discutidos no documentário biográfico da apresentadora, que chega ao Globoplay nesta quinta-feira (13). Nos últimos dias, a Rainha dos Baixinhos tem dado uma série de entrevistas para divulgar o produto e não escapa de perguntas sobre os abusos promovidos pela ex-diretora e ex-empresária.
Para além de grosserias e xingamentos, Marlene exercia uma relação de controle e poder sobre Xuxa: ela escolhia as roupas, filtrava os contatos, escolhia o que deveria ser dito em entrevistas e até dava pitacos na vida amorosa da Rainha dos Baixinhos, além de tratá-la de forma rude e grosseira.
Segunda Xuxa, o momento mais chocante do documentário foi ouvir da boca de Marlene que ela faria tudo de novo. A seguir, o Purepeople lista os comportamentos mais chocantes da ex-diretora para reforçar que coisas como essas não devem ser repetidas nas relações profissionais das futuras gerações de artistas do Brasil.
Xuxa e Ayrton Senna viveram um romance intenso no final dos anos 1980 e a apresentadora nunca escondeu que o piloto foi uma das grandes paixões de sua vida. O romance chegou ao fim em 1990, com um certo sentimento de inconformidade de ambas as partes. Em entrevista ao "Quem Pode, Pod", a loira confirmou que Marlene foi o grande pivô do término.
"A Marlene chegou pra mim e falou assim: 'você tem que escolher entre a sua profissão ou o seu amor, porque se ele entrar por uma porta, eu saio pela outra'. E aí vocês já sabem qual foi minha escolha, né? A idiota aqui. Eu pensei comigo: 'mais pra frente, eu vou encontrá-lo, eu não vou estar mais com a Marlene, eu vou dar em cima dele e a gente vai ficar junto'. E não deu", lamentou.
Em uma entrevista concedida à revista Playboy poucos meses após o término, Ayrton definiu Marlene como uma pessoa de uma "personalidade complicada". Quando perguntado se a diretora teria atrapalhado o namoro, o piloto foi enfático: "Ela não ajudou nem um pouco".
Xuxa rompeu a relação profissional com Marlene quando tinha 39 anos, mas muito antes disso, a diretora já apontava de forma negativa o envelhecimento da apresentadora. Em entrevista ao "Mais Você", exibido nesta quinta-feira (13), ela chocou o público ao revelar que Mattos dizia na cara dela que ela deveria morrer cedo. Como exemplo, ela citava astros como Elvis Presley e Marilyn Monroe, que morreram antes dos 45 anos.
"Até hoje, ela fala que os ídolos têm que morrer cedo. Me lembro que a gente viajava pra Argentina toda semana, todo mundo pedia café e eu pegava uma maçã. Quando eu ia morder a maçã, ela olhava pra mim e dizia: 'Esse teu negócio de ser saudável é tão ruim, dá um negócio dentro de mim. Porque você tem que morrer cedo, Xuxa. Você não bebe, você não fuma, não se droga, nada. Um ídolo tem que morrer cedo, não pode envelhecer, e tu tá ficando velha'", relata Xuxa.
Como se já não exercesse controle suficiente sobre a vida de Xuxa, Marlene também cerceava o direito de ir e vir da apresentadora. Segundo relatos da loira, a diretora costumava trancá-la em quartos de hoteis durante as turnês pelo Brasil. Ela levava a chave e apenas Maria, a governanta e segunda mãe da artista, era quem tinha o poder de entrar no local para levar comida.
Essa situação já expôs Xuxa a perigos, como relatado pela própria apresentadora em participação no "Que História é Essa, Porchat?". Trancada no quarto de um hotel horizontal, a artista começou a ouvir vozes, que falavam coisas como "Vamos empurrar e entrar" e "Vamos cortar um pedacinho do cabelo dela". Eram fãs tentando invadir a suíte através do buraco utilizado para instalar o ar condicionado. Sem poder sair do quarto, ela ficou desesperada com a possibilidade de ser machucada pelos possíveis invasores.
Depois da gravidez, Xuxa decidiu colocar silicone para ficar com os seios semelhantes aos que tinha na gestação. Ela queria ir à procura de um médico nos Estados Unidos, mas Marlene insistiu que a cirurgia fosse feita com uma cirurgiã de sua confiança.
Em entrevista ao programa "Saia Justa", Xuxa disse ter acordado com o dobro de silicone que pediu e descobriu que uma lipoaspiração foi realizada na região abdominal e a gordura retirada foi injetada nos glúteos. A apresentadora expôs que desconfia da influência de Marlene nas plásticas não autorizadas.
"Eu acredito que essa pessoa [a cirurgiã] não deve ter feito isso sozinha. Eu acredito que deve ter falado com a Marlene ou com alguma pessoa que trabalha comigo, que disse: 'vai e faz o que tiver que fazer pra ela ficar gostosa'", apontou Xuxa, no GNT.
Apesar de tantas polêmicas com Marlene escancaradas, teve uma que Xuxa preferiu deixar de fora do documentário. O depoimento sobre o tema chegou a ser gravado, mas a Rainha dos Baixinhos e Pedro Bial, diretor, acharam válido deixá-lo de fora da edição final. "Ainda não é o momento de eu falar, porque acho que as pessoas só falariam sobre isso", justificou, durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (10).
Xuxa contou para o jornalista Leo Dias qual atitude polêmica de Marlene ficou de fora do documentário. Durante o programa "Fofocalizando", o comunicador garante que vai cumprir a promessa de nunca expor o fato ao público, mas não deixou de escancarar seu choque.
"A Xuxa não imaginava que a Marlene ia tocar nesse assunto. Poucos momentos me chocam hoje em dia, mas eu me choquei pelo que a Xuxa me contou. Ela pediu pra retirar do documentário porque ela ainda acha que iam justificar o que a Marlene fez. E é muito mais grave que trancá-la em um quarto", disparou o jornalista.