O remake da novela "Renascer" é a grande aposta de 2024 na Globo e motivos não faltam para acompanhar a nova versão da história de Benedito Ruy Barbosa com Marcos Palmeira à frente do elenco (saiba aqui quem é quem no remake) e Bruno Luperi, neto do autor, responsável pelo texto atualizado.
E se você é ansioso e não sabe ou não lembra como terminou "Renascer" em novembro de 1993 após 213 capítulos, sendo o último dividido em dois dias, o Purepeople resolve teu problemas e te conta! Deixando claro que o final de 2024 pode sofrer alterações e não ser totalmente igual o de 30 anos atrás, uma vez que essa nova versão apresenta fortes diferenças em relação a 1993.
A história principal gira ao redor de José Inocêncio e seus quatro filhos, incluindo o caçula João Pedro (Juan Paiva), a quem culpa pela morte trágica da mulher, Maria Santa (Duda Santos), no parto. A rusga só aumenta quando Mariana (Theresa Fonseca) se apaixona pelos dois embora esteja disposta a vingar a morte do avô, Belarmino (Antonio Calloni).
Na reta final da novela, o "rei do cacau", claro, que fez as pazes com João Pedro, que torna seu sucessor. A essa altura, Inocêncio já estará paralítico após sofrer um atentado. Na hora da morte, por pneumonia dupla, o coronel vê o espírito de Maria Santa, que surge para buscá-lo.
José Inocêncio ainda tem tempo de se declarar ao filho mais novo e lhe pedir desculpas por nunca ter dito isso, dando-lhe um beijo. Por sua vez, João Pedro, aquele filho que mais se assemelha ao pai, vai até os pés do grande jequitibá, retira dali o facão do pai e finca o próprio, significando uma mudança no comando das terras.
Mas antes (muito antes) do final da novela, José Inocêncio chora a morte de um filho: José Venâncio (Rodrigo Simas). O trágico final do marido de Eliana (Sophie Charlotte) foi mantido e não será alterado após a polêmica de 1993.
No final da história, Mariana assume a culpa pelo assassinato de Teodoro, grande rival de Inocêncio, e Eliana herda as terras daquele fazendeiro. A nova poderosa assume ainda sua relação com Damião e juntos têm um filho, e Mariana vai embora, ficando sozinha.
Outros casais que terminam juntos são Joaninha e Lívio, que deixa o sacerdócio, a professorinha Lu e Rafael, e Rachid e Iolanda. O final feliz foi garantido também para Ritinha e José Bento, ao lado de um filho, Buba e José Augusto, que assumem a criação do filho de Teca; e Lurdinha e Zinho.