A grande aposta em novelas da Globo pra 2024 é o remake de "Renascer", exibida originalmente em 1993 e com estreia prevista para janeiro no lugar de "Terra e Paixão" na faixa das nove. Assim como ocorreu com a releitura de "Pantanal" (1990 e 2022), a segunda versão da trama será assinada pelo neto de seu autor, Benedito Ruy Barbosa, Bruno Luperi.
Já se sabe também que "Renascer" vai focar em uma estratégia ousada para atrair o público evangélico e que alguns atores da versão original estarão reunidos de novo nesse remake feito. São os casos de Marcos Palmeira e de Jackson Antunes.
Porém, Adriana Esteves declinou de um convite para estar nessa nova versão após um trauma por viver a Mariana há 30 anos na TV. Mesmo sem a presença da atriz, consagrada por inúmeros papéis, há motivos de sobra para conferir "Renascer". Quer saber quais são? O Purepeople conta cinco deles!
Uma "senhora" novela começa por um "senhor elenco" e a nova leitura de "Renascer" tem! Além de Marcos e Jackson, a trama vai reunir Theresa Fonseca (destaque em "Mar do Sertão"), Humberto Carrão, Juliana Paes (que herdou de Fernanda Montenegro a Jacutinga, dona de um bordel), Duda Santos, Juan Paiva, Antonio Calloni, Irandhir Santos, Enrique Diaz e Sophie Charlotte só para citar alguns!
Além disso, atores negros e nordestinos estarão representados nos mais diversos núcleos. Maria Santa, por exemplo, de Patricia França passou para Duda Santos.
A trama principal gira ao redor de José Inocêncio. Pai de quatro filhos, passa a bater de frente com o caçula ao culpá-lo pela morte da mulher no parto. Para piorar, o rapaz (João Pedro) e o pai entram em disputa pelo amor de Mariana.
Quer mais? José Inocêncio é inimigo declarado de Belarmino, fazendeiro cuja neta é...Mariana, jovem em busca de vingança pelo assassinato do avô. Claro que Mariana cresceu achando ser Inocêncio o responsável pela morte do "nono".
De diferente, o fato que o médico José Augusto vai esconder um segredo do pai, José Inocêncio. E a chegada de uma personagem criada para o remake: Ciça, filha de Jupará e futura responsável pelos cuidados da fazenda onde corre parte da trama.
Ao lado de Inocêncio e seus filhos estão tipos marcantes da teledramaturgia brasileira. Buba e Tião Galinha. A primeira é uma hermafrodita (termo usado em 1993 e em desuso atualmente), que se envolve com dois dos quatro filhos do fazendeiro. Na nova versão, Buba é uma mulher trans.
Já Tião Galinha é funcionário de Teodoro, outro rival de Inocêncio, que acredita na história que envolve o fazendeiro. Essa crendice atribui a riqueza de Inocêncio ao fato dele guardar em um vidrinho o diabo!
E além deles, Belarmino, dono do bordão "é justo, é muito justo, é justíssimo!'.
Se em 1993, a primeira fase durou só cinco capítulos, em 2024 será bem diferente. A etapa inicial do folhetim vai se esticar por mais de duas semanas, somando 13 capítulos. Depois virão duas passagens de tempo: uma de 10 anos e a outra, de 18.
Os cenários naturais (e paradisíacos) de Ilhéus (Bahia) vão encher a tela do remake de "Renascer" principalmente na primeira fase da futura novela das nove.