Afrânio (Antonio Fagundes) vai ser traído pela própria filha, Tereza (Camila Pitanga), nos próximos capítulos da novela "Velho Chico" quando tenta trapacear Santo (Domingos Montagner). A mãe de Miguel (Gabriel Leone), por quem será perdoada por ter mentido sobre a sua paternidade, manda um grande cliente estrangeiro do pai comprar uma safra da cooperativa do seu ex-namorado.
Tentando arruinar os negócios do rival, o coronel oferece frutas mais baratas aos seus clientes. Assim, a empresa de Santo fica perto de falir, adianta o colunista de TV Daniel Castro, nesta quinta-feira (14). Com a intervenção de Tereza, por quem o irmão de Bento (Irandhir Santos) vai declarar seu amor, os agricultores escapam da miséria.
A neta de Encarnação (Selma Egrei) descobre a armação do pai quando ouve Santo e Miguel conversando sobre a desistência de compras dos clientes. Com um pé atrás, decide remexer nos documentos de Afrânio no escritório dele, mas acaba flagrada por Iolanda (Christiane Torloni). A madrasta não só não a entrega como decide ajudá-la a encontrar os papéis guardados pelo Saruê. As cenas estão previstas para irem ao ar no dia 26 na trama das nove da TV Globo.
'Isso é imoral!', critica a administradora
Em seguida, Tereza revela o que sabe a Miguel, que não é meio-irmão de Olívia (Giullia Buscacio), e pressiona o pai a admitir sua vontade de arruinar Santo: "O senhor está aliciando os clientes da cooperativa com frutas abaixo do preço". Mas o coronel não dá o braço a torcer. "É assim que o mercado funciona", alega. "Isso é ilegal, é imoral, é vil! Não falo apenas sob o ponto de vista ético, mas sob o financeiro também. Nós estamos entregando frutas quase de graça para o mercado", critica.
O Saruê aponta que as frutas são dele e, se necessário fosse, pagaria para levarem as iguarias. "Pra tirá aquele maldito retirante que a senhora tanto insiste em botá no meu caminho", dispara. Ao mesmo tempo, o pai de Olívia por ter contraído dívidas e ver que não tem como vender a safra, vai entrar em desespero. Após buscarem várias alternativas, Santo e seus aliados vão ser surpreendidos por Afrânio, que apresenta proposta de compra da fazenda. Acuado, o agricultor, com quem Cícero (Marcos Palmeira) vai duelar, pensa que essa é a sua única saída.
'Acabamos de fechar a maior venda!', comemora filho de Tereza
Mas um estrangeiro telefona para a cooperativa com a finalidade de negociar a compra da safra, quando todos estão se lamentando. "Acho que acabamos de fechar a maior venda dessa cooperativa. E o melhor é que eles estão com tanta pressa quanto a gente", diz Miguel. "Vamos fechar essa porta é nunca", acrescenta Santo, a essa altura já decidido em se separar de Luzia (Lucy Alves).
Depois, ele impede Lucas (Lucas Veloso) de avisar Chico Criatura (Gésio Amadeu) alegando que até a negociação ser concluída não devem festejar, mas o jovem mesmo assim sai para brindar. "Parece milagre mesmo, não é?", questiona o agrônomo para o filho. "Milagre? Chegando a essa hora e de onde veio? Compra assim, do exterior, a essa hora. Penso que deve ter dedo de mainha nisso", responde o garoto. Logo depois, Tereza admite para o filho que traiu o pai, indicando para um cliente dele a cooperativa.
(Por Guilherme Guidorizzi)