Os esforços de Luzia (Lucy Alves) para evitar o fim de seu casamento são cada vez menos eficazes, na novela "Velho Chico". Nos próximos capítulos da trama das nove, depois que Santo (Domingos Montagner) avisa que vai se separar dela, a dona de casa se revolta e lembra que a rival o abandonou para se casar com outro, deixando-o esperando por oito anos. Em resposta à provocação, o marido então abre o jogo: "Não fiquei só oito anos esperando Tereza, fiquei a vida inteira esperando", ele afirma, para desespero da mulher.
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, a briga dos dois acontece a partir do capítulo previsto para ir ao ar na terça-feira (26), em meio a muitas discussões que estão por vir, depois que Santo se declara para Tereza diante de todos na pega de boi. Luzia inclusive será flagrada por ele no local em que enterrou a carta da rival contando sobre a gravidez, mas consegue esconder o papel no decote e fingir que está enterrando a aliança. Ainda assim, ela se recusa a aceitar a separação, e o confronta.
Após muito pranto, Luzia questiona: "Que foi que eu te fiz, Santo? Por que você não me ama mais? Por quê? Ela foi embora, ela num lhe quis. Lhe abandonou e você parou oito anos esperando ela voltar". Ela fica chocada ao ouvir o marido dizer passou a "vida inteira esperando Tereza voltar", e não só os oito anos depois do casamento da filha do coronel com Carlos Eduardo (Marcelo Serrado).
'Eu vou me separar de você', afirma Santo
Diante dessa declaração, Luzia se aproxima do agricultor e esbraveja: "Você me usou, Santo? Por todos esses anos você me usou? É isso? Você vai me abandonar? Depois de tudo que vivemos, depois de tudo que construímos, você também vai me abandonar, Santo? É isso?". O pai de Miguel (Gabriel Leone) tenta acalmar os ânimos, mas fica firme em sua decisão: "Eu vou seguir minha vida e vou deixar você livre pra seguir a sua! Não vou lhe deixar à própria sorte. Vou colocar a fazenda nos eixos, vou trazer todo patrimônio que tirei pra manter a cooperativa por todos esses anos e vou me separar de você".
Desesperada, Luzia pede uma chance a Santo, e como de costume xinga Tereza, avisando que ela não é de confiança. Mesmo assim o filho de Piedade (Zezita Matos) não se abala, dá um beijo de despedida na testa dela e em seguida vai embora. Nos capítulos seguintes, ele se encontra com Tereza e conta que decidiu se separar. Só que os dois são flagrados juntos por Cícero (Marcos Palmeira), que novamente tenta matar o rival, mas não consegue porque a amiga de infância se coloca na frente do amante para protegê-lo com seu corpo.
(Por Samyta Nunes)