O mistério vai acabar: Martim (Lee Taylor), o filho de Afrânio volta à novela "Velho Chico" a partir do capítulo de terça-feira (4). O fotojornalista aparece procurando os registros de seus avós, a fim de de localizar o sítio em que Leonor (Marina Nery) morava antes de se casar com Afrânio (Rodrigo Santoro /Antonio Fagundes). A primeira mulher do coronel morreu no parto do caçula, que foi criado por Doninha (Bárbara Reis/Suely Franco), Encarnação (Selma Egrei) e, mais tarde, Iolanda (Carol Castro/ Christiane Torloni), quando ela foi morar na fazenda Sá Ribeiro.
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, Martim chega à casa abandonada e improvisa uma cama no chão. Comovido, ele fala consigo mesmo: "Você correu o mundo inteiro para isso. Para acabar logo aqui. Onde tudo começou". Ele vai ao quarto que foi de sua mãe e fica triste por não encontrar nenhuma lembrança dela. "Até isso o senhor tirou de mim, coronel. Até o meu passado o senhor me roubou!", comenta.
Ainda na busca por lembranças, ele faz uma reflexão: "Também nem sei mais quem sou eu. Nem o que diabo vim fazer aqui. Meu passado é essa casa em ruínas. Meu passado é dividido em duas partes: a que não conheço e a que quero esquecer! Homem é bicho que sofre de saudades. Principalmente das coisas que não viveu e queria tanto ter vivido. Foi atrás disso que eu vim. Vim com a esperança de descobrir quem eu era. E, mais uma vez, não me encontrei".
Entenda porque Martim abandonou a família
A relação de Martim com o pai ficou insistentável quando ele decidiu abandonar a faculdade de Direito, que era um projeto de Afrânio e não seu, para cursar Jornalismo. Afrânio então cortou a mesada do filho, e para se virar ele se mudou para uma república e conseguiu emprego como assistente de fotografia em um jornal de Salvador. Quando se formou, o rapaz ganhou o mundo, documentando com a câmera fotográfica gente do povo.
Algum tempo depois seu trabalho chamou atenção de um jornal norte-americano, que o contratou para fazer registros de zonas em conflito. Passou por um país tomado pela luta étnica, e mudou radicalmente após essa vivência, principalmente por não ter conseguido salvar um garotinho que fotografou.
Encarnação terá um sonho com o neto antes de ele reaparecer nas cenas. A centenária avisa Doninha que Martim está voltando e passa a tecer sua mortália, certa de que vai morrer depois de se despedir do fotógrafo. Mais à frente na história, ele vai se envolver com Beatriz (Dira Paes), formando um triângulo amoroso com ela e Bento (Irandhir Santos).
(Por Samyta Nunes)