Se o ditado diz que avó é mãe com açúcar, por outro lado, existem as que são feitas de veneno. Brincadeiras à parte, as vovós das novelas geralmente têm um papel importante na história, pois a maturidade as leva a conduzir os familiares, seja para o bem, seja para o mal.
No Dia das Avós, o Purepeople lembra 6 figuras inesquecíveis das novelas da Globo . Veja!
Dona de uma esperteza ao longo dos seus quase 90 anos, Olga, vivida pela talentosa Yara Cortes em 'História de Amor', conquistou o coração do público com sua vitalidade e palavras certeiras.
Em 'Por Amor', Helena (Regina Duarte ) se sacrificou para ver a filha Eduarda (Gabriela Duarte ) feliz. Em meio a um segredo tenebroso, a protagonista da novela cumpriu seu papel de avó, embora sofresse com o fato de estar com o filho em seus braços por diversas vezes.
Em 'Mulheres Apaixonadas ', Inês (Manoelita Lustosa) se transformou em um martírio a vida de Salete (Bruna Marquezine ) após a morte de Fernanda (Vanessa Gerbelli). Ambiciosa, ela tentou garantir a guarda da neta para ficar rica, mas perdeu a chance quando Teo (Tony Ramos ) revelou ser o pai da menina órfã de mãe.
Nazareth (Renata Sorrah ) bem que tentou impressionar Lindalva/Isabel (Carolina Dieckmann ) e Maria do Carmo (Susana Vieira ) ao ameaçar jogar o neto de uma ponte no último capítulo de 'Senhora do Destino'. Porém, em seu último momento de lucidez, a vilãzona entrega a criança para os braços da mãe, e confessa que nunca faria mal aos dois. Em seguida, ela se joga da ponte.
Quem não lembra os conselhos de Iná (Nicette Bruno) para as netas Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manu (Marjorie Estiano) em 'A Vida da Gente'? Na novela de Lícia Manzo, a veterana era o braço direito das jovens, que viviam sempre em conflitos emocionais.
Em 'Boogie Oogie', Madalena (Betty Faria ) fazia loucuras para ser uma mulher livre e feliz. Pular de paraquedas, fazer aulas de dança e viajar pelo mundo afora eram seus principais hobbies, ao mesmo tempo, comandava a família com pulso firme.