Bento (Irandhir Santos) vai ter outro acesso de raiva na novela "Velho Chico", desta vez por ciúme de Beatriz (Dira Paes) com Martim (Lee Taylor). O filho de Afrânio (Antonio Fagundes) se aproxima cada vez mais da professora, formando o já esperado triângulo amoroso com o vereador. Nos próximos capítulos da trama das nove, o irmão de Santo (Domingos Montagner) quase se descontrola quando vê a namorada fazendo um carinho no rosto do rival. A cena está prevista para ir ao ar no dia 13 de julho.
Segundo o colunista de TV Daniel Castro, tudo acontece quando Martim tem um ataque de pânico ao ver publicada uma fotografia que fez de um menino baleado no conflito de Darfur, no Sudão. A obra terá ganhado um prêmio e por isso o chefe do jornal para o qual ele presta serviços o avisa de que a imagem foi disponibilizada na internet.
A essa altura da trama, o irmão de Tereza estará trabalhando na reforma da escola junto a um mutirão que ele próprio mobiliza, e pede para usar um dos computadores da instituição para acessar a publicação. Quando vê a foto do menino sendo baleado enquanto bebe água, ele grita, horrorizado com lembranças da guerra, e Beatriz o encontra em estado de choque ao entrar na sala. A professora quer saber o que houve, mas Martim apenas diz que é uma sombra que não vai deixá-lo nunca. "Não sei o que aconteceu pra te deixar assim, mas não posso te deixar nesse estado", ela diz, enquanto acaricia o rosto dele.
Bento fica a ponto de surtar
Justamente nesse momento de carinho, Bento chega à escola e flagra os dois. Beatriz automaticamente se afasta do filho do coronel, e fica assustada ao ver a reação dele. Que vai sustentar um olhar visceral, como se estivesse prestes a atacar, como um bicho raivoso, segundo dizem as orientações do roteiro. Ela tenta acalmá-lo: "Bento, a gente só tava conversando". Mas o vereador, ainda lutando contra sua fúria interna, pede desculpas por atrapalhar a conversa e sai para o pátio.
Beatriz vai atrás dele, e chamando: "Bento, me espera! Aonde você vai?". Ele lhe entrega um documento e declara: "Não é Bento quem está aqui, professora. É o vereador Bento dos Anjos. E vim a serviço. Não vim investigar a vida de ninguém, não. Vim entregar o alvará da reforma que estão fazendo na escola. Precisa do alvará pra regularizar as coisas por aqui. E chego agora e vejo o que, Beatriz?".
Aflita, a filha de Ceci (Luci Pereira) tenta explicar a situação, mas o político, visivelmente possesso, afirma ter coisa mais importante para fazer e prefere ir embora antes que perca o controle novamente. "Se eu ficar mais um segundo aqui, Beatriz, não sei mais se respondo por mim", avisa, antes de sair. Vale lembrar que em um desses ataques de raiva, Bento atentou contra a vida de Afrânio, ainda na primeira fase, e mais recentemente foi impedido de fazê-lo pelo espírito do rio São Francisco.
(Por Samyta Nunes)